Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBICALHO, Simone Tiemi Taketa-
dc.contributor.authorGRANADO, Elisangela Pereira Soto-
dc.date.accessioned2024-04-09T12:58:47Z-
dc.date.available2024-04-09T12:58:47Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.citationGRANADO, Elisangela Pereira Soto. Empreendedorismo digital como estratégia de negócio para micro e pequenas empresas de ferramentas, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17254-
dc.description.abstract"O presente trabalho aborda o empreendedorismo digital como estratégia de negócio para micro e pequenas empresas em Indaiatuba/SP, no setor de ferramentas. O crescimento significativo do empreendedorismo digital impulsionado principalmente pala pandemia da COVID-19, trouxe oportunidades para os empreendedores, mas também muitos desafios foram encontrados durante a transformação digital dos negócios. O trabalho tem como objetivo geral analisar o empreendedorismo digital como estratégia nas Micro e Pequenas Empresas, e entender como essa abordagem pode contribuir para o sucesso dessas empresas em um ambiente altamente competitivo, além de analisar os principais benefícios e desafios enfrentados pelas empreendedores ao adotarem o empreendedorismo digital como estratégia de negócios e como superar esses desafios, bem como identificar as ferramentas, tecnologias e estratégias mais eficazes para o sucesso dessa transição. Para alcançar o objetivo do tema proposto, utilizou-se o estudo de caráter exploratório, por meio de artigos bibliográficos e estudo de caso em pequenas empresas de ferramentas de Indaiatuba/SP. Além de apresenta conceitos de empreendedorismo e comercio eletrônico (e-commerce), como o mercado digital tem transformado a relação entre empresa e o consumidor, possibilitando a expansão do seu público e portfólio. Foi possível realizar entrevista com gestores de duas empresas e os resultados apresentam que a migração do negócio convencional para o ambiente digital gerou ganhos em um momento difícil que foi a pandemia do COVID-19. A estratégia deu certo pois otimizou o uso de recursos humanos e físicos. O que demonstrou uma ótima oportunidade de negócios para ambas as empresas estudadas."pt_BR
dc.description.abstractThis paper looks at digital entrepreneurship as a business strategy for micro and small companies in the tool sector in Indaiatuba/SP. The significant growth of digital entrepreneurship, driven mainly by the COVID-19 pandemic, has brought opportunities for entrepreneurs, but also many challenges have been encountered during the digital transformation of business. The general objective of this work is to analyze digital entrepreneurship as a strategy for Micro and Small Enterprises, and to understand how this approach can contribute to the success of these companies in a highly competitive environment, in addition to analyzing the main benefits and challenges faced by entrepreneurs when adopting digital entrepreneurship as a business strategy and how to overcome these challenges, as well as identifying the most effective tools, technologies and strategies for the success of this transition. To achieve the objective of the proposed theme, an exploratory study was used, using bibliographic articles and a case study of small tool companies in Indaiatuba/SP. In addition to presenting concepts of entrepreneurship and electronic commerce (e-commerce), how the digital market has transformed the relationship between companies and consumers, enabling them to expand their audience and catalog. It was possible to interview the managers of two companies and the results show that the migration from conventional business to the digital environment has generated new business opportunities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEmpreendedorismo digital como estratégia de negócio para micro e pequenas empresas de ferramentaspt_BR
dc.title.alternativeDigital entrepreneurship as a business strategy for micro and small tool companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GED0A8~1.PDF988.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.