Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/172
Title: Aplicações da logística reversa na destinação dos resíduos de EPS pós-consumo de uma indústria paulista
Other Titles: Applications of reverse logistics in the destination of post-consumer EPS waste from a São Paulo industry
Authors: GRANADO, Anna Paula Martins
Advisor: NADIN, James Pedro
type of document: Artigo científico
Keywords: Logística reversa
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: GRANADO, Anna Paula Martins, JAMES, Pedro Nadin. Aplicações da logística reversa na destinação dos resíduos de EPS pós-consumo de uma indústria paulista, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016.
Abstract: A logística reversa trata do retorno de produtos inservíveis para a linha de produção e posterior utilização, com o objetivo de reduzir os impactos ocasionados ao meio ambiente quando descartados de forma incorreta. O presente artigo procura demonstrar os benefícios que podem ser obtidos, ao adotar práticas da logística reversa, na disposição dos resíduos de poliestireno expandido - EPS (isopor). Ao utilizar corretamente os fundamentos da logística reversa, as empresas podem se beneficiar no atendimento dos aspectos legais e ecológicos e, consequentemente, obter retornos econômicos. Para essa avaliação, foi realizado um estudo de caso e pesquisas bibliográficas, nos quais se buscou identificar de forma quantitativa tais vantagens. Como resultado principal, constatou-se que todo resíduo de EPS fornecidos pela empresa - objeto de estudo deste artigo - era descartado em aterros após sua utilização. Neste cenário, procurou-se demonstrar a melhor alternativa para o descarte apropriado desse material, agregando, assim, maior valor socioeconômico, legal e ambiental.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/172
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_MARTINSAnnaPaulaGranado_CD2681.pdf283.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.