Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/171
Title: Gerenciamento das rotinas de um departamento de compras: proposta de utilização do IQF na indústria da construção civil
Other Titles: Management of the routines of a purchasing department: proposal for the use of IQF in the construction industry
Authors: SILVA, Rodrigo Nascimento da
Advisor: PREZOTO, Marco Anselmo de Godoi
type of document: Artigo científico
Keywords: Cadeia de suprimentos
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: SILVA, Rodrigo Nascimento da, PREZOTO, Marco Anselmo de Godoi. Gerenciamento das rotinas de um departamento de compras: proposta de utilização do IQF na indústria da construção civil, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016.
Abstract: Com as constantes evoluções e oscilações no cenário da economia mundial a contribuição do departamento de compras se tornou fundamental para as organizações alcançarem os seus objetivos e metas, com o uso das novas tecnologias o gerenciamento das rotinas de um departamento de compras passou a ser visto como diferencial e estratégico da organização, sendo um dos fatores principal para o sucesso e o nível de competitividade no mercado de atuação. As empresas adquirem junto a seus fornecedores, em média mais de 50% do valor de suas vendas em aquisição de matéria prima e suprimentos, com isso poderão adquirir simultaneamente mais da metade dos seus problemas de qualidade. Com a importância dos fornecedores na cadeia de suprimentos, é essencial e seguro ter os mesmos qualificados para as suas demandas de fornecimentos. A partir deste contexto o objetivo geral deste artigo é demonstrar a utilização de um dos indicadores de desempenho no departamento de compras o IQF (Índice de qualificação de Fornecedores), garantindo a qualidade e segurança no fornecimento de Matéria Prima e Suprimentos .Através de um estudo de caso e de pesquisas bibliográficas será demonstrado os benefícios com a aplicação desta ferramenta em um departamento de compras na indústria da construção civil no estado de São Paulo.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/171
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_SILVARodrigoNascimentoda_CD2666.pdf358.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.