Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16996
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANTONIO, Fabiano Zuin | - |
dc.contributor.author | NEVES, Sabrina da Silva | - |
dc.contributor.author | TEODORO, Evelyn Morcelli | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T15:02:27Z | - |
dc.date.available | 2024-03-27T15:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Sabrina da Silva; TEODORO, Evelyn Morcelli. Ferramenta gamificada no auxílio de pessoas com Alzheimer. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas). Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16996 | - |
dc.description.abstract | Devido ao processo de modernização e ao alto avanço no tratamento e prevenção de doenças no mundo de hoje, aumentou-se exponencialmente a expectativa de vida da população mundial, consequentemente, a prevalência de doenças crônicas degenerativas teve uma evolução significativa. A Doença de Alzheimer é a principal dentre essas demências, na qual as manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em deficiência progressiva e incapacitação motora e psíquica. Apesar de ter sido extensivamente estudada durante muito tempo, ainda não há cura nem tratamento farmacológico significativo para esta patologia. Tendo como fundamento que o tratamento medicamentoso tem variados resultados devido a peculiaridades da doença, a junção de um método não medicamentoso como a reabilitação cognitiva pode ser relevante se incluso a essa intervenção. Este trabalho tem como objetivo Tentativas de amenizar os sintomas da doença de Alzheimer com um jogo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Due to the modernization process and the high advance in the treatment and prevention of diseases in the world today, the life expectancy of the world population has increased exponentially, consequently, the prevalence of chronic degenerative diseases has had a significant evolution. Alzheimer's disease is the main one among these dementias, in which cognitive and neuropsychiatric manifestations result in progressive disability and motor and psychic disability. Despite having been extensively studied for a long time, there is still no cure or significant pharmacological treatment for this pathology. Based on the fact that drug treatment has varied results due to the peculiarities of the disease, the combination of a non-drug method such as cognitive rehabilitation may be relevant if included in this intervention. This work aims at attempts to alleviate the symptoms of Alzheimer's disease with a game. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 198 | pt_BR |
dc.subject | Doença de alzheimer | pt_BR |
dc.subject | aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de doenças | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Ferramenta gamificada no auxílio de pessoas com Alzheimer | pt_BR |
dc.title.alternative | Gamified tool to help people with Alzheimer’s | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ETIM_DS_2022_2_SABRINA DA SILVA NEVES_FERRAMENTA GAMIFICADA NO AUXÍLIO DE PESSOAS COM ALZHEIMER.pdf | TCC | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
TA - Memoryzhemer_ ferramenta gamificada para o auxílio de pessoas com alzheimer.pdf Restricted Access | TA | 450.77 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.