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dc.contributor.advisorCARAVIERI, Fabiana Pupin Masson-
dc.contributor.authorNICOLETI, Lucas Ribeiro-
dc.contributor.otherBOER, Marcelo Tadeu-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Rogério Leão Santos de-
dc.date.accessioned2024-02-28T22:57:38Z-
dc.date.available2024-02-28T22:57:38Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationNICOLETI, L. R. Estudo sobre a utilização de aplicativos de realidade aumentada no ensino da computação. 2023. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Sistemas para Internet) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16326-
dc.description.abstractA Realidade Aumentada (RA) tem sido amplamente utilizada em vários setores, inclusive no ambiente acadêmico. No ensino superior, ela é incorporada com o objetivo de tornar o ambiente mais eficiente e colaborativo, simplificar o aprendizado e aprimorar o ensino de diversas disciplinas. Por isso, a interatividade entre o mundo virtual e o real desperta grande interesse nos alunos. Este trabalho propõe um estudo bibliográfico baseado em artigos científicos e aborda os conceitos principais da RA, os softwares utilizados para o desenvolvimento de aplicativos e sua execução no ensino da computação, além do impacto no processo de ensino-aprendizagem. Adicionalmente, uma pesquisa foi conduzida com estudantes de diversos cursos superiores para avaliar a aceitação dessa tecnologia. Embora a RA esteja em evidência, os resultados da pesquisa revelaram que um número considerável de pessoas ainda a desconhece, mesmo que estejam abertas a conhecê-la e utilizá-la. Este estudo também evidencia a importância da RA no processo de ensino-aprendizagem, em particular na área da computação. A RA continua sendo uma tecnologia em desenvolvimento, exigindo maior investimento em pesquisa para aprimorar as tecnologias existentes e desenvolver novas ferramentas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.pt_BR
dc.description.abstractAugmented Reality (AR) has been widely used in several sectors, including the academic environment. In higher education, it is incorporated with the aim of making the environment more efficient and collaborative, simplifying learning and improving the teaching of several disciplines. The interactivity between the virtual and the real world arouses great interest in students. This paper proposes a bibliographic study based on scientific articles, addressing the main concepts of AR, the software used for the development of applications and their application in the teaching of computing, as well as the impact on the teaching-learning process. In addition, a survey was conducted with students from many higher education courses to evaluate the acceptance of this technology. Although AR is in evidence, the survey results revealed that a considerable number of people are still unaware of the technology, although they are open to getting to know and using it. This study highlights the importance of AR in the teaching-learning process, particularly in computing. AR remains a developing technology, requiring greater investment in research to enhance existing technologies and develop new tools that contribute to improving the quality of teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher171pt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectaplicativos móveispt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEstudo sobre a utilização de aplicativos de realidade aumentada no ensino da computaçãopt_BR
dc.title.alternativeStudy on the use of augmented reality applications in computer science educationpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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