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dc.contributor.advisorBARBOSA, Adriano Oliveira-
dc.contributor.authorAMORIM, Matheus Henrique Silva-
dc.contributor.authorBRANDÃO, Maria Helena Albuquerque-
dc.contributor.authorCOSTA, Fernanda Soares da Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Amanda Santos do-
dc.contributor.authorSILVA, Anthony Santos da-
dc.contributor.authorSILVA, Ingrid Vitória da-
dc.contributor.authorSOUZA, Larissa Martins Pereira de-
dc.contributor.authorSOUZA, Sophia de-
dc.date.accessioned2024-02-28T13:34:29Z-
dc.date.available2024-02-28T13:34:29Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationAMORIM, Matheus Henrique Silva; BRANDÃO, Maria Helena Albuquerque; COSTA, Fernanda Soares da Silva; NASCIMENTO, Amanda Santos do SILVA, Anthony Santos da; SILVA, Ingrid Vitória da; SOUZA, Larissa Martins Pereira de; SOUZA, Sophia de. . Concessão das linhas 8 e 9 da CPTM: um estudo de como as falhas administrativas da viamobilidade reverberam no corpo social, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em administração) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16307-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar as falhas administrativas da ViaMobilidade, bem como identificar a forma que estas interagem com o corpo social. Para tanto, foi utilizado o método bibliográfico e pesquisa de campo a fim de viabilizar um entendimento congruente sobre Administração Pública e Administração Privada, bem como as divergências entre elas. Com base nesses conteúdos, investigou-se como as Linhas 8 e 9 da CPTM passaram pelo processo de Concessão, elucidando, principalmente, os conceitos de Concessão e Privatização e a aplicação de ambas, os seus métodos e, portanto, seus benefícios e seus malefícios para o âmbito social. Por fim, com essas informações, tornou-se possível apontar as imprecisões administrativas da atual concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda de Trens Metropolitanos de São Paulo, que, assim como as demais empresas privadas, está ponderada a obtenção de lucro em detrimento do primordial: o bem comum e a qualidade dos serviços públicos.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the administrative failures of ViaMobilidade, as well as to identify the way that these interact with the social body. For this purpose, the bibliographical research method was used to have a congruent understanding of Public Administration and Private Administration, as well as the differences between them. Based on these contents, since CPTM Lines 8 and 9 went through the concession process, the concepts of concession and privatization were clarified as well as the application of both, their methods, and, therefore, their benefits and harms to the social sphere. Finally, with this amount of information, it became possible to point out the administrative inaccuracies of the current concessionaire responsible for the operation and maintenance of Lines 8 - Diamond and 9 - Esmerald of metropolitan trains in São Paulo, which, like other private companies, is focused on making a profit to the detriment of what is essential: the common good and the quality of public services.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher238pt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectMetrôpt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleConcessão das linhas 8 e 9 da CPTM: um estudo de como as falhas administrativas da viamobilidade reverberam no corpo socialpt_BR
dc.title.alternativeConcession of CPTM lines 8 and 9: a study of how the administrative failures of viamobility reverberate in the social bodypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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