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dc.contributor.advisorFIORETI, Ana Paula-
dc.contributor.authorSOUZA, Karini Roani de-
dc.contributor.authorFEITOSA, Larah Isabelly dos Santos-
dc.contributor.authorSARCHI, Lorrani-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Sophia Silva-
dc.date.accessioned2024-02-23T15:14:01Z-
dc.date.available2024-02-23T15:14:01Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Karini Roani de; FEITOSA, Larah Isabelly dos Santos; SARCHI, Lorrani; TEIXEIRA, Sophia Silva. O que vemos e o que comemos: como a visão influencia no paladar. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16237-
dc.description.abstractDurante a alimentação, outros sentidos são ativados em conjunto com o paladar, como a visão. Através das cores, a visão influencia no paladar, alterando a percepção dos sabores. Essas questões são abordadas pela neurogastronomia, que estuda as reações cerebrais no ato de alimentar-se. Por isso, o objetivo desse trabalho é inter-relacionar a visão e o paladar, por meio das cores dos recipientes, para reduzir o consumo de açúcares, seguindo recomendações da OMS, pois quando são ingeridos em grandes quantidades rotineiramente, os açúcares causam doenças como Diabetes Mellitus tipo 2. Para tanto, os métodos utilizados com o intuito de demonstrar a influência das cores sobre a refeição, foram a realização de um questionário (Google Forms) contendo questões sobre as cores relacionáveis com cada alimento e um teste de aceitação com alunos do Ensino Médio. No teste de aceitação a receita utilizada foi a de um brigadeiro zero açúcar, que foi degustado pelos participantes em formas com diferentes cores, sendo elas amarelo, rosa claro, verde e vermelho. A escolha das cores se deu por dados que indicam que a cor rosa claro tem a capacidade de intensificar o dulçor dos alimentos, enquanto as outras serviram como base para a experiência. Os resultados apontaram uma preferência dos comensais pelo brigadeiro servido na forma verde e uma rejeição ao servido na forma amarela. No que se refere ao dulçor, o brigadeiro exposto na forma rosa claro foi o preferido, enquanto o vermelho foi considerado amargo. Ao fim do teste, conclui-se que a cor rosa claro nos recipientes tem a capacidade de interferir positivamente na diminuição do consumo de açúcares, conferindo percepção de dulçor mesmo ao brigadeiro zero açúcar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher115pt_BR
dc.subjectPercepção do paladarpt_BR
dc.subjectPaladarpt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleO que vemos e o que comemos: como a visão influencia no paladarpt_BR
dc.title.alternativeWhat we see and what we eat: how vision influences tastept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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