Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/162
Title: Implantação do lean thinking através do sistema Toyota de produção para a redução de desperdícios
Other Titles: Implantation of lean thinking through Toyota's waste reduction production system
Authors: DALESSI, Ettore Gonçalves
Advisor: NADIN, James Pedro
type of document: Artigo científico
Keywords: Administração da produção
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: DALESSI, Ettore Gonçalves, JAMES, Pedro Nadin. Implantação do lean thinking através do sistema Toyota de produção para a redução de desperdícios, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016
Abstract: A redução de desperdícios é o foco do Lean Thinking que é um conceito proveniente do Sistema Toyota de Produção no qual baseia-se em quatro tópicos, sendo eles qualidade no produto, preço justo, desempenho energético e variedade. Para isso é preciso praticar diariamente nas atividades dos colaboradores a simplicidade, velocidade e concentração. Esse sistema foi o percursor das grandes vantagens competitivas fornecidas para as organizações industriais, com suas técnicas voltadas à redução de desperdícios ao longo da cadeia produtiva, melhoramento da produtividade e agregação de valor ao produto com foco no cliente. Esses mecanismos de melhoria se fazem necessários para que uma empresa sobreviva a todas as exigências do mercado contemporâneo. O artigo em questão aborda o conceito Just in Time e o Mapeamento do Fluxo de Valor no tocante a uma situação hipotética de melhoria onde se faz necessário a revisão de alguns preceitos antiquados de produção visando redução de desperdícios e aumento da vantagem competitiva.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/162
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_DALESSIEttoreGoncalves_CD2664.pdf787.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.