Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/160
Title: Um estudo da viabilidade da implantação do sistema RFID no varejo de compras
Other Titles: A feasibility study of RFID system deployment in retail purchasing
Authors: CREOLESI, Tamiris
Advisor: NADIN, James Pedro
type of document: Artigo científico
Keywords: Controle de estoques
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: CREOLESI, Tamiris, JAMES, Pedro Nadin. Um estudo da viabilidade da implantação do sistema RFID no varejo de compras, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016
Abstract: A gestão de estoques é uma importante prática da Logística que quando bem realizada, reflete em resultados positivos para as empresas. Uma das premissas para que esta gestão seja efetiva, relaciona-se com a necessidade de informações devidamente corretas para tomadas de decisões, uma vez que dados incorretos podem levar a perda de clientes e a obsolescência dos produtos. Deste modo, a falta de precisão dos estoques pode aumentar os custos, afetar os processos logísticos e interferir no atendimento ao cliente. O uso da tecnologia de informação pode mitigar estes efeitos, conduzindo as organizações a resultados mais precisos. Este artigo tem por objetivo demonstrar o aperfeiçoamento dos processos de inserção desses dados, com a aplicação de sistemas tecnológicos para a gestão de estoques, como o RFID (Radio Frequency Identification ou Etiquetas Inteligentes de Identificação por Rádio Frequência). Por meio de um estudo de caso e pesquisas bibliográficas, foi levantado se é viável ou não sua adoção em uma empresa do ramo varejista de roupas, considerando os custos e os benefícios oferecidos na utilização dessas etiquetas.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/160
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_CREOLESITamiris_CD2670.pdf286.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.