Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARRUDA, Marcelo Eduardo de | - |
dc.contributor.author | ROSADA, Tiago Castelari | - |
dc.contributor.author | BECKMAN, Luis Otávio | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Lucas Siqueira | - |
dc.contributor.other | SPINDOLA, Sandro | - |
dc.contributor.other | MESTRE, Darci José | - |
dc.contributor.other | DUARTE, Angelo Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T17:32:52Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T17:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | ROSADA, Tiago Castelari; BECKMAN, Luis Otávio; FERNANDES, Lucas Siqueira. Educação financeira: aplicabilidade no sistema de ensino. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica Estadual - ETEC Trajano Camargo, Limeira. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15716 | - |
dc.description.abstract | A educação financeira nas escolas é uma necessidade premente que, lamentavelmente, é negligenciada. Sua ausência tem repercussões significativas na vida dos brasileiros. Influenciando diretamente no progresso de cada indivíduo, ao que tange uma trajetória próspera e construtiva. Portanto, é evidente que falta de conhecimento financeiro dificulta a capacidade de gerir o próprio dinheiro de forma prudente, levando a decisões financeiras precipitadas que poderão influenciar diretamente na construção de uma vida estável financeiramente. Como endividamento excessivo e falta de planejamento para o futuro, fatores que marcam o caminho daqueles que acabam agindo de forma menos prudente quanto as suas finanças. Além disso, a ausência de educação financeira perpetua um ciclo de desigualdade econômica, uma vez que aqueles que têm acesso a essa educação têm maior probabilidade de alcançar a estabilidade financeira. Isso aprofunda as disparidades socioeconômicas no país. Essa disparidade, também torna os indivíduos vulneráveis a práticas financeiras predatórias, como empréstimos abusivos e investimentos arriscados. Isso pode resultar em perdas substanciais de patrimônio e dificuldade em recuperar-se financeiramente. Em resumo, a educação financeira nas escolas é um componente crucial para capacitar os brasileiros a tomar decisões financeiras informadas, evitar armadilhas financeiras e promover a igualdade econômica. A ausência desse conhecimento contribui para problemas financeiros generalizados e impacta negativamente o bem estar econômico da população. | pt_BR |
dc.description.abstract | Financial education in schools is a pressing need that, unfortunately, is neglected. His absence has significant repercussions on the lives of Brazilians. Directly influencing the progress of each individual, towards a prosperous and constructive trajectory. Therefore, it is clear that a lack of financial knowledge hinders the ability to manage one's money prudently, leading to hasty financial decisions that could directly influence the construction of a financially stable life. Such as excessive debt and lack of planning for the future, factors that mark the path of those who end up acting less prudently with their finances. Furthermore, the absence of financial education perpetuates a cycle of economic inequality, as those who have access to this education are more likely to achieve financial stability. This deepens socioeconomic disparities in the country. This disparity also makes individuals vulnerable to predatory financial practices, such as abusive loans and risky investments. This can result in substantial losses of assets and difficulty in recovering financially. In short, financial education in schools is a crucial component in empowering Brazilians to make informed financial decisions, avoid financial pitfalls and promote economic equality. The absence of this knowledge contributes to widespread financial problems and negatively impacts the economic well-being of the population. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 104 | pt_BR |
dc.subject | Finanças pesoais | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Economia doméstica | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Educação financeira: aplicabilidade no sistema de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial education: applicability in the education system | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EFAEF.pdf | 481.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.