Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Sílvia Aparecida José e-
dc.contributor.authorGIANNELLA, Paula Quintanilha-
dc.contributor.otherGARBERO, Reydner Furtado-
dc.contributor.otherBEDIN, Maria Camila-
dc.date.accessioned2024-01-02T14:45:47Z-
dc.date.available2024-01-02T14:45:47Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationGIANNELLA, Paula Quintanilha. A cultura geek na cidade de Americana, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15538-
dc.description.abstractO mercado geek vem aumentando cada vez mais e com isso a cada dia surgem mais empreendedores que muitas vezes por também serem amantes do nicho o transformam também ele em trabalho. Vimos que o ppúblico geek na cidade de Americana em geral é um público com predomínio do gênero masculino, em sua maior parte,composta por jovens de 19 a 29 anos que possuem preferência por produtos como Mangás e RPG, eles tem uma renda mensal de até dois salários mínimos e como a pandemia foi uma fator que prejudicou lojas locais, mas ajudou o setor como um todo a crescer. Além disso, tentamos entender quais estratégias se destacam na hora de empreender neste setor, como atrair novos clientes e fideliza-lós. Percebeu-se que não existe uma fórmula específica, tudo irá depender do que o público busca e da cultura daquela empresa. Para obter tais informações a metodologia utilizada foi questionário com moradores da cidade de Americana e região, entrevista com um empresário do ramo e pesquisa bibliográfica para auxiliar na fundamentação teórica dos dados. Sendo assim, foi possível verificar diversos pontos que divergem ao falar-se do setor e de lojas locais, mostrando como é importante o empreendedor observar o público do lugar no qual ele pretende atuar se comporta, quais são suas preferências e quais serão as melhores estratégias para atingi-los.pt_BR
dc.description.abstractThe geek market is increasing more and more and with that everyday more entrepreneurs emerge Who often, because they are also lovers of the niche, alsoturn it into work. The geek public in the city of Americana in general is predominantly male, mostly made up of Young people aged 19 to 29 who prefer products such as Manga and RPGs. They have a monthly income of up to two minimum wages. The pandemic was a factor that harmed local stores, but helped the sector as a wholeto grow. Further more, we try to understand which strategies stand out when starting a business in this sector, how to attract new customers and build loyalty. We saw that there is no specific formula, everything will depend on what the public is looking for and the culture of that company. To obtain such information, the methodology used was a questionnaire with residents of the city of Americana and the region, an interview with a businessman in the sector and bibliographical research to assist in the theoretical foundation of the data. Therefore, it was possible to verify several points that diverge when talking about the sector and local stores, showing how important it is for entrepreneurs to observe how the public behaves in the place in which they intend to operate, what their preferences are and what the best strategies will be to reach them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectcultura geekpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA cultura geek na cidade de Americanapt_BR
dc.title.alternativeGeek culture in the city of Americanapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20232S_Paula Quintanilha Gianella_OD1828.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open
TA - Paula Quintanilha Giannella.pdf
  Restricted Access
975.68 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.