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dc.contributor.advisorPEREIRA, Marcelo Alves-
dc.contributor.authorCICO, Amanda Talyta Cavalari de-
dc.contributor.authorLORENZATTO, Luís Humberto de Araujo-
dc.contributor.authorBASTOS, Rômulo Miranda de Caravalho-
dc.contributor.authorSANTOS, Letícia Gabriela de Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-27T12:03:05Z-
dc.date.available2023-12-27T12:03:05Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationCICO, Amanda Talyta Cavalari de et al. A importância do marketing de relacionamento para empresas de pequeno porte. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em, Administração) - ETEC José Martimiano da Silva, Ribeirão Preto, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15397-
dc.description.abstractConsiderando as eventuais mudanças ocorridas no mercado, a concorrência tornando-se cada vez mais acirrada e os clientes cada vez mais exigentes, torna-se imprescindível para toda e qualquer empresa buscar satisfazer as necessidades e criar relacionamento duradouros com seus clientes, e consequentemente gerar mais lucros. O marketing de relacionamento é uma técnica essencial para alcançar esse objetivo, através da aplicação de seus conceitos a empresa pode se preparar melhor para enfrentar essas mudanças e criar com seus clientes uma relação de fidelidade. O objetivo desse estudo foi verificar a importância do marketing de relacionamento para uma empresa de pequeno porte. O estudo utilizou a pesquisa bibliográfica para compreender os principais conceitos sobre o marketing, sua evolução-assim estudando a satisfação, de forma individual, dos clientes com o marketing de relacionamento, e de algumas ferramentas, como pesquisas de satisfação que auxiliam a empresa a conhecer melhor seus clientes. Para a coleta de dados foram utilizados a aplicação de questionários junto aos clientes para verificar a percepção deles acerca da interação com a empresa, além da realização de entrevistas com o proprietário para analisar o entendimento dele sobre a importância de um bom relacionamento. O trabalho analisou os dados quantitativos sobre os clientes e logo em seguida confrontou as informações para entender a perspectiva de ambas as partes e verificar se elas estavam convergindo ou divergindo em algum ponto. Foi verificado que, mesmo com uma boa relação entre a empresa e seus clientes, existem alguns pontos dessa interação que não são percebidos por ela e precisam de melhoria, para que se possa criar um relacionamento duradouro entre ambospt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher074pt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do marketing de relacionamento para uma empresa de pequeno portept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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