Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Amanda Rodrigues da-
dc.contributor.advisorSEBASTIÃO, Wagner Gomes-
dc.contributor.authorSOUTO, Davi Lourenço de-
dc.contributor.authorCREPALDI, Gabriel Tavares-
dc.contributor.authorNORBERTO, Gustavo do Nascimento-
dc.contributor.authorJURUMENHO, Nauã Richard Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Pablo Vinícius Duque-
dc.date.accessioned2023-10-20T13:36:02Z-
dc.date.available2023-10-20T13:36:02Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationSOUTO, Davi Lourenço de; CREPALDI, Gabriel Tavares; NORBERTO, Gustavo do Nascimento; JURUMENHO, Nauã Richard Santos; SANTOS, Pablo Vinícius Duque. Jogo A.G.I.O.T.A.: jogo de auxílio em gestão, investimento, organização, trabalho e administração. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14887-
dc.description.abstractO projeto de Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um jogo RPG (“Role-Playing Game” que pode ser traduzida como “Jogo de Interpretação de Papéis” ou “Jogo de Interpretação de Personagens”) educativo para auxiliar principalmente os jovens (do ensino médio da ETEC de Hortolândia), que é o público alvo. Observou-se o grande endividamento de muitos brasileiros, onde uma parte deles gastam a mais do que o valor que recebem por seus serviços a partir da remuneração, mas claro, é possível entender que uma grande parcela dessa população não possui um salário digno para conseguir comprar os recursos necessários para a sua sobrevivência. Pensando nessas questões apresentadas, foi desenvolvido um jogo educacional, chamado A.G.I.O.T.A. (Auxílio em Gestão, Investimento, Organização, Trabalho e Administração) voltado para a gestão de capital, com o objetivo de compartilhar ensinamentos sobre a administração financeira. O intuito com esse projeto é que através dele os jovens tenham um maior conhecimento sobre as finanças pessoais, e que seja perceptível uma melhoria em relação ao controle de gastos e ao nível de concentração e raciocínio que serão treinados durante o jogo. E o propósito central de realizar por meio de um jogo é que o processo de aprendizagem será mais fácil, por ter sido feito através de um jogo, portanto será mais dinâmico e intuitivo. Então, é esperado que esse projeto de TCC seja um ótimo recurso didático ou estratégia de ensino para os educadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher115pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectPlanejamento econômicopt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectGestão econômicapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleJogo A.G.I.O.T.A.: jogo de auxílio em gestão, investimento, organização, trabalho e administraçãopt_BR
dc.title.alternativeGame A.G.I.O.T.A.: game to help with management, investment, organization, work and administrationpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnicoemadministracao_2022_2_davisouto_Jogoagiota.pdf
  Restricted Access
218.28 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
tecnicoemadministracao_2022_2_davisouto_Jogoagiota_anexo.pdf
  Restricted Access
899.57 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.