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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | MORAES, Leonardo Sitibaldi de | - |
dc.contributor.advisor | LEANDRO, Thamiris Costa | - |
dc.contributor.author | LIMA, Arielle Gimenez de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Gabrielly Fabiane | - |
dc.contributor.author | RASSEGAWA, Laryssa Ayumi Yumoto | - |
dc.contributor.author | SANTOS NETO, Pedro Matias dos | - |
dc.contributor.author | COUTINHO, Sofia Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T17:27:47Z | - |
dc.date.available | 2023-10-02T17:27:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Arielle Gimenez de; OLIVEIRA, Gabrielly Fabiane; RASSEGAWA, Laryssa Ayumi Yumoto; SANTOS NETO, Pedro Matias dos; COUTINHO, Sofia Monteiro. Educação financeira nas escolas. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14724 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec de Praia Grande, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sob a orientação dos Professores Leonardo Sitibaldi Moraes e Thamiris Costa Leandro. | pt_BR |
dc.description.abstract | A desigualdade econômica presente nas classes sociais da população brasileira advém da instabilidade financeira, que tem como origem, o desconhecimento quanto à administração pessoal de finanças. Essa ausência de conhecimento é consequência da falta de inserção de educação financeira nas escolas do Brasil. Se esta disciplina fosse instituída na matriz curricular nacional, desde o ensino fundamental até o ensino médio, os estudantes deixariam o colégio capacitados para as responsabilidades da maioridade ao possuir o discernimento acerca da gestão financeira pessoal. Uma vez que os cidadãos compreenderem a como lidar com o próprio dinheiro, os índices de inadimplência poderão decair e isto demonstraria uma elevação na economia nacional, sendo capaz de reduzir essa disparidade social. O presente trabalho de conclusão de curso defende a implementação da educação financeira na formação básica dos brasileiros, visando atingir todos aqueles que necessitam desse ensino para obter uma qualidade de vida digna e oportunidades de ascensão econômica e social. A hipótese foi sustentada através de pesquisas qualitativas/quantitativas e um estudo de caso realizado com alunos, que confirmaram o déficit de noção financeira e demonstraram a eficácia da aprendizagem após a prática de palestras lecionadas pelo grupo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 153 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Planejamento administrativo | pt_BR |
dc.subject | Finanças | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Educação financeira nas escolas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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ETIM_Administração_2022_2semestre_EDUCAÇÃO_FINANCEIRA_NAS_ESCOLAS_FORTUNE.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
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