Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Leonardo Sitibaldi de-
dc.contributor.advisorLEANDRO, Thamiris Costa-
dc.contributor.authorLIMA, Arielle Gimenez de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gabrielly Fabiane-
dc.contributor.authorRASSEGAWA, Laryssa Ayumi Yumoto-
dc.contributor.authorSANTOS NETO, Pedro Matias dos-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Sofia Monteiro-
dc.date.accessioned2023-10-02T17:27:47Z-
dc.date.available2023-10-02T17:27:47Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationLIMA, Arielle Gimenez de; OLIVEIRA, Gabrielly Fabiane; RASSEGAWA, Laryssa Ayumi Yumoto; SANTOS NETO, Pedro Matias dos; COUTINHO, Sofia Monteiro. Educação financeira nas escolas. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14724-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec de Praia Grande, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sob a orientação dos Professores Leonardo Sitibaldi Moraes e Thamiris Costa Leandro.pt_BR
dc.description.abstractA desigualdade econômica presente nas classes sociais da população brasileira advém da instabilidade financeira, que tem como origem, o desconhecimento quanto à administração pessoal de finanças. Essa ausência de conhecimento é consequência da falta de inserção de educação financeira nas escolas do Brasil. Se esta disciplina fosse instituída na matriz curricular nacional, desde o ensino fundamental até o ensino médio, os estudantes deixariam o colégio capacitados para as responsabilidades da maioridade ao possuir o discernimento acerca da gestão financeira pessoal. Uma vez que os cidadãos compreenderem a como lidar com o próprio dinheiro, os índices de inadimplência poderão decair e isto demonstraria uma elevação na economia nacional, sendo capaz de reduzir essa disparidade social. O presente trabalho de conclusão de curso defende a implementação da educação financeira na formação básica dos brasileiros, visando atingir todos aqueles que necessitam desse ensino para obter uma qualidade de vida digna e oportunidades de ascensão econômica e social. A hipótese foi sustentada através de pesquisas qualitativas/quantitativas e um estudo de caso realizado com alunos, que confirmaram o déficit de noção financeira e demonstraram a eficácia da aprendizagem após a prática de palestras lecionadas pelo grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher153pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento administrativopt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEducação financeira nas escolaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ETIM_Administração_2022_2semestre_EDUCAÇÃO_FINANCEIRA_NAS_ESCOLAS_FORTUNE.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.