Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Leonardo Sitibaldi de-
dc.contributor.advisorLEANDRO, Thamiris Costa-
dc.contributor.authorPINHEIRO, Beatriz Galvão-
dc.contributor.authorNEMETH, Isabella Marquezine-
dc.contributor.authorSARTORI, Karen Utino-
dc.date.accessioned2023-09-27T21:12:02Z-
dc.date.available2023-09-27T21:12:02Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Beatriz Galvão; NEMETH, Isabella Marquezine; SARTORI, Karen Utino. A importância da implementação do endomarketing para melhoria das relações internas e seus reflexos nas relações externas – estudo de caso: empresas de diversos segmentos. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14676-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec de Praia Grande, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sob a orientação dos Professores Leonardo Sitibaldi de Moraes e Thamiris Costa Leandro.pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto de trabalho teve como principal propósito apresentar a importância da aplicação do Endomarketing, que tem como finalidade adequar uma condição de aplicação de valores dentro de uma empresa, promovendo a cooperação e comprometimento, fazendo com que esses fatores sejam diretamente ligados a produtividade da organização, além de fazer com que o capital humano interno seja incluído na comunicação da empresa. O endomarketing é um eixo inserido em gestão de pessoas e teve seu início como administração de pessoal, que tinha enfoque puramente teórico. Com o passar dos anos e o surgimento da globalização, que aumentou a competitividade no mercado, as empresas passaram a entender a importância e a necessidade do seu capital humano interno. Pessoas são o principal fator de mudança no mundo e são também a principal ferramenta para se adequar a elas. Esse trabalho buscou evidenciar como o Endomarketing pode agir e transformar uma empresa, tanto na sua cultura quanto em seus valores, contextualizando-o desde o seu surgimento e apontando como ele pode influenciar no ambiente interno e, consequentemente, no ambiente externo da empresa, ou seja: naqueles que adquirem aquele produto ou serviço. O primeiro passo de uma empresa inicia-se dentro dela: uma equipe motivada possui o objetivo de alcançar cada vez patamares maiores e influencia diretamente no crescimento de uma empresa. Sua importância e efeito foi demonstrado através da comparação de estudos de caso de empresas de sucesso e adeptas a mudanças que construíram sua grandiosidade através de sua maestria em adequação a mudanças e com enfoques diretos nas pessoas que compõem as empresas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher153pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectProdutividade no trabalhopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância da implementação do endomarketing para melhoria das relações internas e seus reflexos nas relações externas – estudo de caso: empresas de diversos segmentospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ETIM_Administração_2022_2semestre_ENDOMARKETING_TESSELLIS.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.