Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMAZEO, Murilo Leonel-
dc.contributor.authorMOTA, Jonathan Alves-
dc.date.accessioned2023-09-11T22:29:02Z-
dc.date.available2023-09-11T22:29:02Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationMOTA, Jonathan Alves. Logística reversa de pneus inservíveis: estudo de alternativas para a reutilização. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14347-
dc.description.abstractA logística reversa tem adquirido uma crescente importância estratégica e desperta um interesse significativo para empresas de diversos setores, principalmente quando se trata do gerenciamento adequado de resíduos e da busca por soluções sustentáveis. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar alternativas viáveis para a reutilização de pneus inservíveis por meio da implementação de uma eficiente logística reversa. O trabalho inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o conceito de logística reversa e sua aplicação na gestão de resíduos. Em seguida, é apresentado um panorama do problema dos pneus inservíveis, destacando suas características, impactos ambientais e desafios enfrentados pela indústria em seu descarte adequado. Com base nesse embasamento teórico, são exploradas diversas alternativas para a reutilização de pneus inservíveis, abrangendo aspectos como reciclagem, recauchutagem, reuso em aplicações secundárias, entre outras possibilidades. Cada alternativa é analisada sob diferentes perspectivas, levando em consideração aspectos econômicos, ambientais e sociais. Além disso, o estudo investiga os principais atores envolvidos no processo de logística reversa de pneus inservíveis, como fabricantes, distribuidores, revendedores, consumidores e entidades governamentais. São identificadas as responsabilidades e papéis de cada um desses agentes, visando uma efetiva implementação da logística reversa e o estabelecimento de parcerias estratégicas. Para embasar a pesquisa, são utilizados dados coletados por meio de entrevistas, questionários e pesquisa documental, fornecendo subsídios para a análise das alternativas propostas e a identificação de possíveis barreiras e desafios a serem superados. Por fim, são apresentadas conclusões sobre a viabilidade e os benefícios da implementação de uma logística reversa eficiente para pneus inservíveis. Destaca-se a importância de uma abordagem integrada e colaborativa entre os diferentes atores da cadeia de suprimentos, bem como a necessidade de incentivos governamentais e regulamentações adequadas para promover a adoção de práticas sustentáveis.pt_BR
dc.description.abstractReverse logistics has acquired a growing strategic importance and arouses significant interest for companies in different sectors, especially when it comes to proper waste management and the search for sustainable solutions. In this context, this research aims to investigate viable alternatives for the reuse of waste tires through the implementation of efficient reverse logistics. The work begins with a literature review on the concept of reverse logistics and its application in waste management. Then, an overview of the problem of waste tires is presented, highlighting their characteristics, environmental impacts and challenges faced by the industry in their proper disposal. Based on this theoretical foundation, several alternatives for the reuse of waste tires are explored, covering aspects such as recycling, retreading, reuse in secondary applications, among other possibilities. Each alternative is analyzed from different perspectives, taking into account economic, environmental and social aspects. In addition, the study investigates the main actors involved in the reverse logistics process of waste tires, such as manufacturers, distributors, resellers, consumers and government entities. The responsibilities and roles of each of these agents are identified, aiming at an effective implementation of reverse logistics and the establishment of strategic partnerships. To base the research, data collected through interviews, questionnaires and documentary research are used, providing subsidies for the analysis of proposed alternatives and the identification of possible barriers and challenges to be overcome. Finally, conclusions are presented on the feasibility and benefits of implementing efficient reverse logistics for waste tires. The importance of an integrated and collaborative approach between the different actors in the supply chain is highlighted, as well as the need for government incentives and appropriate regulations to promote the adoption of sustainable practicespt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDescarte de materiaispt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleLogística reversa de pneus inservíveis: estudo de alternativas para a reutilizaçãopt_BR
dc.title.alternativeReverse logistics of waste tires: study of alternatives for reusept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG JHONATAN v final 2023.1.pdf
  Restricted Access
706.37 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.