Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/142
Title: Qualidade e segurança no transporte de cargas
Other Titles: Quality and safety in cargo transport
Authors: BOTASSINI, Rogerio Alexandre
Advisor: VENTURA, Acácia de Fátima
type of document: Artigo científico
Keywords: Transporte de mercadorias;Transporte ferroviário
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: BOTASSINI, Rogerio Alexandre, VENTURA, Acácia de Fátima. Qualidade e segurança no transporte de cargas, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016.
Abstract: Neste artigo serão apresentados os conceitos de: logística, modais com ênfase no modal ferroviário, definição de transporte, custo de transporte, cargas, carga geral, solta, unitizada, carga a granel, carga frigorificada, carga perigosa, neo-granel voltados à ferrovia. Analisando a segurança, a qualidade e as condições das ferrovias. Estes dados serão encontrados por meio de levantamento teórico, revisão bibliográfica e de pesquisa de campo onde será abordado um dos principais pontos de passagem de veículos que está localizado no centro da cidade de Americana-SP, tal como a metodologia para elaboração do artigo e suas referências bibliográficas. Serão apresentados os motivos de utilizarmos as ferrovias como meio sustentável para o transporte de matérias primas ou produtos acabados, os problemas que o transporte ferroviário vem sofrendo atualmente com a falta de incentivos governamentais e estruturais e possíveis soluções. Por meio da pesquisa de campo pretendemos mostrar claramente o que está acontecendo com o transporte ferroviário, não só na cidade de Americana, mas ao longo de sua malha férrea, alertando-nos dos riscos existentes e que devemos acreditar que pode ser melhorada e revertida essa situação. Desta forma, conclui-se nos levantamentos teóricos que foram apresentados de forma simples, para que nós leitores conseguíssemos entender melhor como é feito um transporte de carga, os riscos e cuidados que devemos ter com a segurança, não só do produto, mas também da integridade física e emocional do operador da locomotiva, que é fundamental para a qualidade de sua entrega
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/142
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20162S_BOTASSINIRogerioAlexandre_ART0095.pdf216 kBAdobe PDFView/Open
Certificado Rogério Alexandre Botassini.pdf
  Restricted Access
391.75 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.