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dc.contributor.advisorTEODORO, Renata Brandi-
dc.contributor.authorJACOMETE, Kedima Júlia-
dc.contributor.authorBORBA, Rute Barbosa Lopes-
dc.contributor.authorSOUZA, Sara Menezes de-
dc.date.accessioned2023-08-31T20:22:24Z-
dc.date.available2023-08-31T20:22:24Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.citationJACOMETE, K. J. ; BORBA, R. B. L. ; SOUZA, S. M de. Desenvolvimento de iogurte integral, adoçado, adicionado de polpa de banana, mel e beterraba em pó, sem adição de corante artificiais, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Alimentos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14153-
dc.description.abstractO iogurte desenvolvido neste trabalho foi produzido com leite UHT integral, fermento lácteo, corante natural, proveniente da beterraba em pó, responsável pela cor atrativa do produto, adicionado de banana e mel, responsáveis pelo aroma suave e adocicado da bebida. Foram realizados três testes sensoriais - teste de preferência, teste de aceitação por escala hedônica de nove pontos e teste de intenção de compra por escala de cinco pontos. Na análise de preferência não houve diferença significativa entre as amostras, no entanto, optou-se pela amostra B para realização dos testes de aceitação e intenção de compra. Na análise intenção de compra observamos que a maioria dos provadores provavelmente comprariam. Também foram feitas análises físico-químicas, análise de lipídios, análise de umidade, análise de teor de cinzas, análise de carboidratos, análise de proteína e análise fibras. Na análise microbiológica foi realizada a contagem total de microrganismos.pt_BR
dc.description.abstractThe yogurt developed in this work was produced with whole UHT milk, lactic ferment, natural dye, from beet powder, responsible for the attractive color of the product, added banana and honey, responsible for the mild aroma and sweetened by the drink. Three sensory tests were performed - preference test, nine-point hedonic scale acceptance test and purchase intent test by five-point scale. In the preference analysis, there was no difference significant between the samples, however, sample B was chosen for carrying out acceptance and purchase intent tests. In the purchase intent analysis we observed that most tasters would probably buy. Also physical-chemical analysis, lipid analysis, humidity analysis, ash content, carbohydrate analysis, protein analysis and fiber analysis. At microbiological analysis was performed the total count of microorganisms.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Alimentospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher172pt_BR
dc.subjectIogurtept_BR
dc.subjectBeterrabapt_BR
dc.subject.otherProdução Alimentíciapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de iogurte integral, adoçado, adicionado de polpa de banana, mel e beterraba em pó, sem adição de corantes artificiaispt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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