Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14127
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PUGLIESI, Jaqueline Brigladori | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Maikon da | - |
dc.contributor.author | CARDOSO, Gabriel Malta | - |
dc.contributor.other | PUGLIESI, Jaqueline Brigladori | - |
dc.contributor.other | RAIZ, Leonardo Henrique | - |
dc.contributor.other | SILVA, Alexandre Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T18:41:14Z | - |
dc.date.available | 2023-08-30T18:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Maikon da; CARDOSO, Gabriel Malta. CIDA: conversor instantâneo para deficientes auditivos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14127 | - |
dc.description.abstract | Visando preencher a carência que existe no setor de acessibilidade e inclusão social, este trabalho apresenta a ideia de desenvolvimento de um conversor capaz de realizar a tradução do áudio de streamings e vídeos e transmiti-lo para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para que possa ser renderizado em um modelo de assistente virtual 3D com o objetivo de facilitar o entendimento e perpetuar a inclusão social e digital para pessoas com deficiência auditiva. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas técnicas de reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural e Deep Learning para identificação do conteúdo e transcrição em texto. Além disso, foram levantados requisitos e funcionalidades que atendem às necessidades dos usuários, assim como modelado o fluxo de execução até atingir o resultado exibido ao cliente. O projeto apresenta-se como uma solução inovadora para a inclusão de pessoas surdas em diferentes contextos, oferecendo benefícios como a promoção da acessibilidade, autonomia e redução das barreiras comunicacionais no âmbito educacional, social e do entretenimento | pt_BR |
dc.description.abstract | Aiming to fill the gap in the accessibility and social inclusion sector, this work presents the idea of developing a converter capable of translating audio from streamings and videos and transmitting it to Brazilian Sign Language (LIBRAS) so that it can be rendered in a 3D virtual assistant model with the aim of facilitating understanding and perpetuating social and digital inclusion for hearing-impaired people. For the development of the project, voice recognition, natural language processing, and deep learning techniques were used for content identification and transcription into text. In addition, requirements and functionalities that meet users' needs were identified, and the execution flow was modeled until the result was displayed to the client. The project presents itself as an innovative solution for the inclusion of the deaf in different contexts, offering benefits such as promoting accessibility, autonomy, and reducing communication barriers in the educational, social, and entertainment spheres | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 109 | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento de voz | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | CIDA: conversor instantâneo para deficientes auditivos | pt_BR |
dc.title.alternative | CIDA: instant converter for the hearing impaired | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ads_2023_1_gabrielmaikondasilva_gabrielmaltacardoso_cidaconversorinstantaneoparadeficientesauditivos-Jaqueline.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.