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dc.contributor.advisorPADILHA, Fausto Rangel Castilho-
dc.contributor.authorBRITO, Brenda Stefany de Souza-
dc.contributor.authorFERREIRA, Francine Vitória Lima-
dc.contributor.authorALVES, Mariana Lima-
dc.contributor.otherMENON, Helber Lima-
dc.date.accessioned2023-08-28T23:51:30Z-
dc.date.available2023-08-28T23:51:30Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationFERREIRA, Brenda Aquino, SILVA, Eric Yabe Da, MARTINELI, Giovana Fina, SILVA, Mirela Tsunada E SANTOS, Thiago Junio Martins. Influência dos gatilhos mentais no comportamento dos consumidores jovens adultos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Pretopt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14053-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo entender como os gatilhos mentais afetam a decisão de compra dos consumidores jovens adultos (15-24 anos). Por meio do estudo do Neuromarketing e da Psicologia do Desenvolvimento, vemos como esses estímulos influenciam o comportamento dos indivíduos inconscientemente. As pesquisas do Neuromarketing fazem um mapeamento cerebral para analisar quais áreas são estimuladas e despertadas quando o cliente se vê diante de um processo de decisão de compra, assim, podemos dizer que o Neuromarketing é uma ferramenta auxiliadora das empresas. Já a Psicologia do desenvolvimento estuda as variáveis que leva os jovens adultos a apresentarem mudanças comportamentais, ela explica que diferentes áreas do nosso cérebro maturam em tempos diferentes, áreas menos complexas como o córtex primário motor, que é responsável pelas funções motoras, se desenvolvem primeiro do que áreas mais complexas, como o Lobo pré-frontal, que é responsável pelo raciocínio lógico. Os jovens adultos apresentam comportamentos mais impulsivos sendo motivados pela recompensa imediata, isso explica a razão das empresas focarem suas propagandas para esse público-alvo com a intenção de aumentarem suas vendas. Por meio desses estudos do comportamento surgiram os gatilhos mentais a fim de induzirem o consumidor a possuir cada vez mais bens materiais, mesmo que não possua a necessidade do produto. Existem muitos gatilhos mentais, porém, Robert Cialdini em seu livro Armas da Persuasão aponta os cinco que mais são utilizados pelas propagandas, são eles: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição e escassez. Esses gatilhos conduzem as relações de consumo entre clientes e empresas. Com o aumento das práticas de consumo dos jovens adultos, que desde muito cedo são alvos de campanhas publicitárias, vemos como consequência o aumento do endividamento. Eles já entram para a fase adulta sem a percepção de como essas propagandas interferem na sua decisão de compra e os influenciam a se tornarem pessoas cada vez mais materialistas e sem o conhecimento de gestão financeira pessoal.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to understand how mental triggers affect the purchase decision of young adult consumers (15-24 years old). Through the study of Neuromarketing and Developmental Psychology, we see how these stimuli influence the behavior of individuals unconsciously. Neuromarketing surveys carry out a brain mapping to analyze which areas are stimulated and awakened when the customer is faced with a purchase decision process, thus, we can say that Neuromarketing is a helping tool for companies. Developmental Psychology, on the other hand, studies the variables that lead young adults to present behavioral changes, it explains that different areas of our brain mature at different times, less complex areas such as the primary motor cortex, which is responsible for motor functions, develop first than more complex areas, such as the prefrontal lobe, which is responsible for logical reasoning. Young adults show more impulsive behaviors and are motivated by immediate reward, which explains why companies focus their advertisements on this target audience with the intention of increasing their sales. Through these behavioral studies, mental triggers emerged in order to induce the consumer to have more and more material goods, even if he does not have the need for the product. There are many mental triggers, however, Robert Cialdini in his book Influence: Science and Practice points out the five that are most used by advertisements, they are: reciprocity, commitment and coherence, social approval, affection and scarcity. These triggers drive consumer relations between customers and companies. With the increase in consumption practices by young adults, who are targets of advertising campaigns from an early age, we see an increase in indebtedness as a consequence. They already enter the adult phase without the perception of how these advertisements interfere in their buying decision and influence them to become increasingly materialistic people and without the knowledge of personal financial management.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher098pt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectAdultospt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA reinserção social de egressos do sistema prisional no mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThe social reintegration of ex-prisoners into the labor marketpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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