Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
dc.contributor.authorBRETAS, Jéssica Cristina
dc.date.accessioned2017-04-06T14:30:55Z
dc.date.available2017-04-06T14:30:55Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationMORAES, Cristine Carmo Schmidt Bueno de, BRETAS, Jéssica Cristina. Marketing de relacionamento sob a ótica do aluno: pesquisa de campo em uma IES pública no interior de São Paulo. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.4, n.2, p.86-111, set. 2016/mar.2017. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/116/103. Acesso em: 6 de abril de 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2446-7049
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/134
dc.description.abstractA crescente competitividade no cenário educacional fez com que as instituições de ensino superior buscassem meios para atrair e manter os alunos de modo a sobreviverem no mercado. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relevância da utilização da ferramenta de marketing de relacionamento e quais respostas o estudo do comportamento do consumidor pode proporcionar a esta questão. Para tanto, inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica objetivou analisar como as atividades de marketing de relacionamento são desenvolvidas em especial, em uma instituição de ensino, localizada na cidade de Americana. Por meio da aplicação de uma pesquisa de campo com os alunos desta instituição do curso de gestão empresarial utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados com o intuito de averiguar o motivo do aluno optou por esta faculdade, bem como opinião sobre os serviços prestados, como é percebido o relacionamento entre instituição/aluno, a fim de medir tendência de fidelização além de identificar os aspectos que poderiam dar suporte ao desenvolvimento de uma estratégia de marketing orientada ao relacionamento e a compreensão dos fatores que influenciam a decisão e escolha de uma faculdade pelos estudantes. Através de uma metodologia exploratória-descritiva foram pesquisados os alunos regularmente matriculados no curso de gestão empresarial escolhidos através de uma amostragem aleatória. Como resultado identificou-se os principais fatores que podem impactar na estratégia de relacionamento junto ao público-alvo da instituição, bem como que o principal motivo em ingressar em uma faculdade é a busca de crescimento na carreira profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.relation.ispartofseriesR.Tec.FatecAM Americana, v.4, n.2, p.86-111, set. 2016/mar 2017;
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleMarketing de relacionamento sob a ótica do aluno: pesquisa de campo em uma IES pública no interior de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeRelationship marketing from the perspective of the student: research in a public HEI in the interior of São Paulopt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marketing_relacionamento_otica_aluno.pdf894.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.