Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BATTILANA, Rodrigo Brito | - |
dc.contributor.author | BARBIERI, Giovanni Mateus | - |
dc.contributor.other | LACERDA, Antonio Alfredo | - |
dc.contributor.other | FERREIRA, Vagner | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T19:48:51Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T19:48:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.identifier.citation | BARBIERI, Giovanni Mateus. Scanner de cartas de magic: the gathering, 2023.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13429 | - |
dc.description.abstract | O presente texto conceitua a criação de um aplicativo para dispositivos móveis que facilite a consulta de preços de cartas do jogo “Magic: The Gathering.” Com o crescente aumento da popularidade desse jogo, os jogadores enfrentam dificuldades ao comprar cartas de outros jogadores devido à falta de um aplicativo especializado no Brasil. Baseada na opinião de jogadores, foram levantados requisitos para o aplicativo. A partir disso, foram definidos requisitos mínimos, incluindo a consulta de preços em Real brasileiro (R$), alta velocidade de consulta, consulta por edição e consulta por acabamento. A solução proposta consiste na criação de um aplicativo que permita aos jogadores consultar preços das cartas de forma rápida e com mínimo esforço. Isso será alcançado por meio do uso de tecnologia de análise de imagem e APIs. Com uma análise das linguagens de programação do mercado, foram consideradas três opções para o desenvolvimento do aplicativo: Java, Kotlin e Python. Dentre as opções, a linguagem Python se mostrou a mais promissora devido à sua simplicidade e flexibilidade. Para a análise de imagens em Python, foram utilizadas bibliotecas estabelecidas, como “pytesseract”. Quanto à requisição de preços, devido à falta de uma API específica para o mercado brasileiro, foi visto como necessário o desenvolvimento, utilizando a linguagem de programação C#. Quanto aos recursos necessários para a produção do aplicativo, destaca-se o tempo de desenvolvimento e teste, além da necessidade de um servidor para disponibilizar a API publicamente. Nesse sentido, a utilização de uma interface simples como o Azure se mostrou efetiva para a implantação da API. Além disso, foram priorizadas bibliotecas de código aberto com licenças para uso livre | pt_BR |
dc.description.abstract | The present text conceptualizes the creation of a mobile application that facilitates the price lookup for cards from the game "Magic: The Gathering". With this game's increasing popularity in Brazil, players face difficulties when buying cards from other players due to the lack of a specialized application in Brazil. Based on player feedback, requirements for the application were identified. From this, minimum requirements were defined, including price lookup in Brazilian Real (R$), high query speed, search by edition, and search by the finish. The proposed solution consists of creating an application that allows players to check card prices quickly and effortlessly. This will be achieved using image analysis technology and APIs. After analyzing the programming languages currently in the market, three options were considered for the development of the application: Java, Kotlin, and Python. Among these options, Python emerged as the most promising language due to its simplicity and flexibility. For image analysis in Python, established libraries such as "pytesseract" were utilized. Regarding price retrieval, due to the lack of a specific API for the Brazilian market, it was deemed necessary to develop one using the C# programming language. Regarding the resources required to produce the application, development, and testing time were highlighted, as well as the need for a server to host the API publicly. In this regard, utilizing a user-friendly interface like Microsoft Azure proved effective for the deployment of the API. Additionally, open-source libraries with free-use licenses were prioritized. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject | aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Processamento de imagens | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Scanner de cartas de magic: the gathering | pt_BR |
dc.title.alternative | Magic: the gathering card scanner | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20231S_Giovanni Mateus Barbieri_OD1446.pdf Restricted Access | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
TA - Giovanni Mateus Barbieri.pdf Restricted Access | 266.11 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.