Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13378
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPOS, Rogério Márcio Rodrigues | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Maria Amélia Azevedo De Oliveira | - |
dc.contributor.author | LOPES, Maria Clara Silvestrini | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T21:43:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T21:43:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Amélia Azevedo de Oliveira; LOPES, Maria Clara Silvestrini. No mundo da xilogravura: a arte das estampas. 2023. 17 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Etec. Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13378 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico tem como intuito desenvolver um estudo abrangente sobre a história e cultura da técnica artística de Xilogravura e suas aplicações em estamparia de tecidos. Será contemplado dentro deste projeto a origem, produção artística e aplicação manual. Abordaremos temas que remontam a trajetória e contextualizam sua história, demonstrando como a técnica vem percorrendo ao longo dos anos e preservando sua essência principal. A Xilogravura transpassa por muitos séculos como uma técnica de impressão, utilizada principalmente como forma de expressão cultural para inúmeras regiões, ela se insere em contextos pontuais dentro da história e graças a técnica podemos ter acesso a informações históricas gravadas em rochas ou madeira e transferidas para suportes como tecidos ou papeis. Mesmo sendo uma técnica popular dentro do mundo das artes, somente um número relativamente pequeno de pessoas reconhece a Xilogravura como uma forma de expressão artística, existindo ainda uma outra porcentagem que nunca teve conhecimento, o que nos mostra a importância de resgatar os conceitos históricos sobre esta técnica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This academic work aims to develop a comprehensive study on the history and culture of the artistic technique of Woodcut and its applications in fabric printing. The origin, artistic production and manual application will be contemplated within this project. We will address themes that go back to trajectory and contextualize its history, demonstrating how the technique has been covering over the years and preserving its main essence. The Woodcut runs through many centuries as a printing technique, used mainly as a form of cultural expression for many regions, it is inserted in punctual contexts within history and thanks to the technique we can have access to historical information engraved in rocks or wood and transferred to supports such as fabrics or paper. Even though it is a popular technique within the art world, only a relatively small number of people recognize Woodcut as a form of artistic expression, and there is still another percentage that has never known about it, which shows us the importance of rescuing historical concepts about this technique. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Design Gráfico | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 026 | pt_BR |
dc.subject | Xilogravura | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Cultural e Design | pt_BR |
dc.title | No mundo da xilogravura: a arte das estampas | pt_BR |
dc.title.alternative | In the world of woodcuts: the art of prints | pt_BR |
dc.type | Artigo científico | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NO MUNDO DA XILOGRAVURA; A arte das estampas.pdf | 579.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.