Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSORIANO, Elaine Cristina Iacida-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Lúcia de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Tainá Raquel da-
dc.contributor.authorSANTOS, Tatiane Pereira dos-
dc.contributor.otherSORIANO, Elaine Cristina Iacida-
dc.date.accessioned2023-07-12T15:19:39Z-
dc.date.available2023-07-12T15:19:39Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Lúcia de Oliveira; SILVA, Tainá Raquel da; SANTOS, Tatiane Pereira dos. Simulação realística para profissionais da saúde e educação que lidam com autismo, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Enfermagem) Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13130-
dc.descriptionThe present work deals with the theme “autism” on the premise that: any family can have in their home the presence of a person with Autism Spectrum Disorder (ASD), regardless of race, color, ethnicity or socioeconomic status; also based on a reflective text from the magazine "Crescer" and a report with presenter Marcos Mion to reflect on this issue, in addition to other searches in the scientific literature. Faced with concerns, the researchers aimed to expand the knowledge of professionals who deal with autism, and for that they specifically planned to report experiences of families of autistic people; portray the knowledge of professionals in the education area about coexistence and inclusion with ASD; present in logbook format the actions carried out at the School of Innovators and the elaboration of a realistic model. The project relies on the partnership of students from the building technician course with the planning and design of a model at the work fair at the conclusion of the course. thus, it is intended to contribute to the understanding of health and education professionals and to achieve the objective of expanding the knowledge of professionals who deal with autism in the long term.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata do tema “autismo” na premissa de que: qualquer família pode ter em seu lar a presença de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), independentemente de raça, cor, etnia ou situação socioeconômica; fundamentado também por um texto reflexivo da revista "Crescer" e uma reportagem com o apresentador Marcos Mion para refletir sobre essa questão, além de outras buscas na literatura científica. Diante das inquietações, as pesquisadoras objetivam-se ampliar os conhecimentos dos profissionais que lidam com o autismo, e para isso planejaram especificadamente relatar vivências de famílias de autistas; retratar o conhecimento de profissionais da área educação sobre a convivência e inclusão com TEA; apresentar em formato de diário de bordo as ações realizadas na Escola de Inovadores e a elaboração de uma maquete realista. O projeto conta com a parceria de alunos do curso de técnico em edificações com o planejamento e desenho de uma maquete na feira de trabalho de conclusão de curso realizar-se-á efetivamente a simulação realística, com uso de container de construção e alguns equipamentos e assim, pretende-se contribuir para a compreensão aos profissionais da saúde e educação e atingir o objetivo de ampliar os conhecimentos dos profissionais que lidam com o autismo a longo prazo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher136pt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleSimulação realística para profissionais da saúde e educação que lidam com autismopt_BR
dc.title.alternativeRealistic simulation for health and education professionals dealing with autismpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMULAÇÃO REALISTICA_AUTISMO VERSÃO FINAL .pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.