Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGOMES, Carlos Augusto-
dc.contributor.advisorSOUZA, Dércia Antunes de-
dc.contributor.authorTOLEDO, Carlos Alberto de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-07T18:07:45Z-
dc.date.available2023-07-07T18:07:45Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationTOLEDO, Carlos Alberto de Oliveira. Análise do aumento do comércio eletrônico durante a pandemia COVID-19. 2022. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, Bragança Paulista, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13079-
dc.description.abstractO e-commerce é uma modalidade de comércio que utiliza meios eletrônicos para realizar suas transações. O objetivo deste trabalho é analisar o aumento do e-commerce e o uso do mesmo pelo público feminino durante a pandemia COVID-19, bem como, verificar as vantagens e desvantagens da compra online perante o público feminino durante a pandemia. A metodologia utilizada é a exploratória-descritiva e delineada como pesquisa de campo com aplicação de um questionário sobre o uso do e-commerce para 145 mulheres no munícipio de Bragança Paulista-SP. Os resultados indicam que o comércio eletrônico e aplicativos para compras online foram fundamentais durante a pandemia, sendo que houve um crescimento do setor do e-commerce onde foi registrado um crescimento entre as mulheres, que passaram de 39% em 2018 para 70% em 2020. Quanto as vantagens, as mais citadas foram o preço dos produtos e a variedade de produtos disponíveis em todos os segmentos. Quanto as desvantagens as respondentes indicaram o prazo de entrega como sendo a maior desvantagem e a má qualidade dos produtos comprados. Portanto, conclui-se que o e-commerce é uma valiosa ferramenta que vem sendo rapidamente desenvolvida e amplamente utilizada durante a pandemia para beneficiar clientes, comerciantes e demais setores envolvidos na economia e tecnologia.pt_BR
dc.description.abstractE-commerce is a form of commerce that uses electronic means to carry out its transactions. The objective of this work is to analyze the increase in e-commerce and its use by the female public during the COVID-19 pandemic, as well as to verify the advantages and disadvantages of online shopping for the female public during the pandemic. The methodology used is exploratory-descriptive and outlined as field research with the application of a questionnaire on the use of e-commerce for 145 women in the municipality of Bragança Paulista-SP. The results indicate that e-commerce and apps for online shopping were fundamental during the pandemic, and there was a growth in the e-commerce sector where a growth was recorded among women, which went from 39% in 2018 to 70% in 2020 As for the advantages, the most mentioned were the price of the products and the variety of products available in all segments. As for the disadvantages, the respondents indicated the delivery time as the biggest disadvantage and the poor quality of the products purchased. Therefore, it is concluded that e-commerce is a valuable tool that has been rapidly developed and widely used during the pandemic to benefit customers, merchants and other sectors involved in the economy and technology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher183pt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise do aumento do comércio eletrônico durante a pandemia COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the rise of e-commerce during the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.