Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Cássia Regina Bassan de-
dc.contributor.authorNEVES, Ana Paula Caresias-
dc.date.accessioned2023-05-18T00:00:39Z-
dc.date.available2023-05-18T00:00:39Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationNEVES, Ana Paula Caresias. A motivação no ambiente acadêmico e a síndrome de Burnout: um estudo de caso na faculdade Fatec Garça. Orientador: Cassia Regina Bassan de Moraes. 2021. 23 f. Monografia (Graduação de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Dep. Julio Julinho Marcondes de Moura, Garça, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12734-
dc.descriptionThe extreme exhaustion related to the individual's work, known as Burnout Syndrome, is widely studied in the workplace, however, the incidence of this psychic disorder in the academic environment is still little explored. Demands for specializations and higher education are increasing in society, causing many people to start college, but reconciling academic life and its stressful and overloaded routine with personal life and in many cases professional life, ends up leading the individual to extreme fatigue , but who, due to external factors, keep studying, even unmotivated. The present study aims to identify and analyze possible cases of demotivation and exhaustion given the lack of motivation in students from different Fatec de Garça courses, which may trigger a possible Burnout Syndrome, even without the individual's knowledge of this phenomenon. Although it was observed, through the field research, a high rate of conclusions among the interviewees, it can also be seen great difficulties reported by individuals at some point during graduation, even discrediting the possibility of finishing the course, given its difficulties. . Bibliographical research shows demotivation as a major factor in these difficulties, whether extrinsic or intrinsic, leading the individual, in more serious cases, to develop Burnout Syndrome.pt_BR
dc.description.abstractA exaustão extrema relacionada ao trabalho do indivíduo, conhecida como Síndrome de Burnout é amplamente estudada no âmbito laboral, no entanto, a incidência desse distúrbio psíquico no ambiente acadêmico ainda é pouco explorado. Exigências por especializações e cursos superiores são cada vez maiores na sociedade, fazendo com que muitas pessoas comecem uma faculdade, porém conciliar a vida acadêmica e sua rotina estressante e sobrecarregada com a vida pessoal e em muitos casos profissional, acaba levando o indivíduo ao cansaço extremo, mas que por fatores externos, se mantem estudando, mesmo desmotivado. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar possíveis casos de desmotivação e esgotamento dado a falta de motivação em alunos de diferentes cursos da Fatec de Garça, dos quais possam desencadear uma possível Síndrome de Burnout, mesmo sem o conhecimento do indivíduo para tal fenômeno. Embora observou-se, através da pesquisa de campo, um alto índice de conclusões entre os entrevistados, pode-se constatar também grandes dificuldades relatadas pelos indivíduos em algum momento da graduação, chegando até mesmo desacreditar ser possível o término do curso, dado suas dificuldades. A pesquisa bibliográfica mostra a desmotivação como grande fator dessas dificuldades, seja ela extrínseca ou intrínseca, levando o indivíduo, em casos mais graves, a desenvolver a Síndrome de Burnout.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher119pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA motivação no ambiente acadêmico e a síndrome de Burnout: um estudo de caso na faculdade Fatec Garçapt_BR
dc.title.alternativeMotivation in the academic environment and the Burnout syndrome: a case study at Fatec Garça collegept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.