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dc.contributor.advisorANDRADE, Sanete Irani-
dc.contributor.authorSANTOS FILHO, Edson Barbosa dos-
dc.contributor.authorMUNIZ, Isadora Bueno-
dc.contributor.otherFAVORETO, João Francisco-
dc.contributor.otherCABRINI, Sérgio Luiz-
dc.date.accessioned2023-05-09T19:34:46Z-
dc.date.available2023-05-09T19:34:46Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Edson Barbosa dos, MUNIZ, Isadora Bueno. A importância do marketing digital para as empresas de pequeno porte na atualidade, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12624-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo estudar a importância do marketing digital para as empresas de pequeno porte na atualidade. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas: na primeira foram apresentadas algumas informações, em forma de referencial teórico, sobre a evolução e a importância do marketing desde o início de sua adoção pelas empresas, no início do século passado, até os dias atuais. Para a elaboração deste referencial teórico foram utilizadas obras de teóricos especialistas no assunto e artigos acadêmicos que tratam desta temática. Na segunda etapa, na pesquisa empírica, utilizou-se do questionário como instrumento de coleta de dados, aplicados via Google Forms para que as empresas de micro e pequeno porte participassem da pesquisa. Como principal resultado deste estudo, verificou-se que a maior parte das empresas que responderam ao questionário já fazem do marketing digital um meio presente em seu cotidiano, mas ainda necessitam de suporte e auxílio para melhor explorar suas funções, tendo em vista as vantagens e a importância desta ferramenta para a sobrevivência e evolução dos negócios nos dias atuais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to study the importance of digital marketing for small businesses today. Therefore, the study was divided into two stages: in the first, some information was presented, in the form of a theoretical framework, on the evolution and importance of marketing since the beginning of its adoption by companies, at the beginning of the last century, until today current. For the elaboration of this theoretical framework, works by specialist theorists and academic articles dealing with this theme were used. In the second stage, in the empirical research, the questionnaire was used as a data collection instrument, applied via Google Forms so that micro and small businesses could participate in the research. As a main result of this study, it was found that most companies that responded to the questionnaire already make digital marketing a means present in their daily lives, but they still need support and help to better explore their functions, in view of the advantages and the importance of this tool for the survival and evolution of business today.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectMarketing de mídias sociaispt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do marketing digital para as empresas de pequeno porte na atualidadept_BR
dc.title.alternativeThe importance of digital marketing for small businesses todaypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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