Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGODOY, Henri Alves de-
dc.contributor.authorZANATTA, Jessica Araujo Silva-
dc.contributor.authorBAPTISTA, Julia Sanches-
dc.contributor.otherSILVA, Rodrigo Rosalis da-
dc.contributor.otherSANTACLARA, Evandro-
dc.date.accessioned2023-05-08T12:15:52Z-
dc.date.available2023-05-08T12:15:52Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationZANATTA, Jessica Araujo Silva, BAPTISTA, Julia Sanches. Eleições robóticas: o uso de social bots em campanhas eleitorais nos Estados Unidos e no Brasil, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12562-
dc.description.abstractO artigo aborda um estudo de caso sobre uso deliberado de métodos de manipulação de informação, por meio de social bots e redes sociais. A partir das pesquisas e revisões bibliográficas demonstra-se como a aplicação de técnicas de manipulação pode influenciar em comportamentos e opiniões, podendo inclusive gerar riscos para a estabilidade Nacional. O estudo terá como foco ações de social bots nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (2016) e Brasil (2018). Com base nos estudos, conclui-se que a utilização de social bots pode contribuir para a criação artificial de um ambiente informacional favorável para sustentar narrativas, influenciando a percepção dos usuários e radicalizando as discussões.pt_BR
dc.description.abstractThe article deals with a case study on the deliberate use of information manipulation methods through social bots and social networks. Based on research and literature reviews, it is demonstrated how the application of manipulation techniques can influence behaviors and opinions and may even generate risks for National stability. The study will focus on the actions of social bots in the presidential elections of the United States (2016) and Brazil (2018). Based on the studies, it is concluded that using social bots can create a favorable informational environment to sustain narratives, influencing users' perceptions and radicalizing discussions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Segurança da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEleições diretaspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInformação - segurançapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEleições robóticas: o uso de social bots em campanhas eleitorais nos Estados Unidos e no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeRobotic elections: the use of social bots in election campaigns in the United States and Brazilpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20222S_Jessica Araujo Silva Zanatta_OD01372.pdf733.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Jessica Araujo Silva Zanatta.pdf
  Restricted Access
1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.