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dc.contributor.advisorPEREIRA, Maria Adelina-
dc.contributor.authorALBADE, Laura Viola-
dc.contributor.otherMORETTI, Nancy de Palma-
dc.contributor.otherBALDUCCI, Marice Leo Sartori-
dc.date.accessioned2023-04-19T17:10:42Z-
dc.date.available2023-04-19T17:10:42Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationALBADE, Laura Viola. A invisibilidade e desvalorização do bordado na arte, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12240-
dc.description.abstractEste trabalho buscará analisar sobre como o bordado ainda é desvalorizado e invisível aos olhos da sociedade, sendo associado como uma habilidade somente feminina. As técnicas artesanais sempre estiveram presentes na história, principalmente no vestuário, sendo muito importante no desenvolvimento da costura artística. Porém, devido à relação com os trabalhos manuais femininos, o artesanato e em particular o bordado, é considerado arte menor na academia. Desta forma, aborda-se o surgimento do bordado desde a Pré-História e sua evolução até os dias atuais, onde o bordado passa a ser uma prática artística de muita importância nos movimentos feministas, reivindicando seu lugar na história da arte, se tornando um dos caminhos para a emancipação feminina nas artes e sendo uma forma de local de fala, reconhecimento e liberdade, lutando contra a invisibilidade social. Sendo assim, observa-se que o bordado se recria de acordo com os estilos de cada época, mesmo passando pelo processo de desvalorização, continua presente na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis work will seek to analyze how embroidery is still devalued and invisible in the eyes of society, being associated as an only feminine skill. Artisanal techniques have always been present in history, especially in clothing, being very important in the development of artistic stitching. However, due to the relationship with women's handwork, craftsmanship and in particular embroidery, it is considered minor art in academia. Thus, it approaches the emergence of embroidery from Prehistory and its evolution to the present day, where embroidery becomes an artistic practice of great importance in feminist movements, claiming its place in art history, becoming one of the paths to female emancipation in the arts and being a form of place of speech, recognition and freedom, fighting social invisibility. Thus, it is perceived that embroidery is recreated according to the styles of each epoch, even going through the process of devaluation, it is still present in society.-
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Têxtil e Modapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleA invisibilidade e desvalorização do bordado na artept_BR
dc.title.alternativeThe invisibility and devaluation of embroidery in artpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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