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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12151
Title: | A inclusão da pessoa com Síndrome de Down no mercado de trabalho |
Other Titles: | The inclusion of people with Down Syndrome in the labor market |
Authors: | FRANCELINO, Luciana Pardo |
Advisor: | SALLES, Taciana Lucas de Afonseca |
Other contributor: | SALLES, Taciana Lucas de Afonseca DANDARO, Fernando SOEIRA, Fernando dos Santos |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Pessoas com deficiência;Inclusão social;Mercado de trabalho;Síndrome de down |
Issue Date: | 30-Nov-2022 |
Publisher: | 109 |
Citation: | FRANCELINO, Luciana Pardo. A inclusão da pessoa com Síndrome de Down no mercado de trabalho. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022 |
Abstract: | Esta pesquisa aborda a inclusão de pessoas com deficiência intelectual (Síndrome de
Down) no mercado de trabalho. É preciso despertar as empresas, que, contratar um
colaborador com deficiência intelectual (Síndrome de Down), pode significar muito
mais do que uma obrigação a ser cumprida em função da imposição da Lei de Cotas.
A inclusão deve ser motivada por uma consciência ética, desprendida de preconceitos
e que valorize a capacidade das pessoas com deficiência intelectual (Síndrome de
Down), em exercer suas funções com dedicação e de maneira bem-sucedida.
Entretanto, não parece ser essa a prática da maioria das organizações. Assim, o
objetivo desse estudo é levantar as práticas de inclusão da pessoa com Síndrome de
Down, realizadas pelos órgãos responsáveis, bem como conhecer a visão
organizacional de quem contrata esses profissionais e a visão dos familiares da
pessoa com Síndrome de Down, entendendo os desafios da inclusão. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, utilizando como técnicas a pesquisa
bibliográfica baseada em livros e artigos científicos da área, bem como realizando
pesquisa de campo a partir do levantamento de dados na Organização Social APAE,
em uma empresa contratante de deficientes e com familiares de pessoas com
Síndrome de Down, utilizando como instrumento de pesquisa de campo, questionários
direcionados à cada público. Os resultados indicam que existem sim, empresas
conscientizadas sobre os direitos humanos, reconhecendo a importância de tratar as
pessoas com deficiência através do princípio da equidade, adaptando as
oportunidades e tornando-as justas, ultrapassando as barreiras contra preconceitos e
discriminação, mas que isso ainda não reflete a maioria. This research addresses the inclusion of people with intellectual disabilities (Down Syndrome) in the labor market. It is necessary to wake up companies, that hiring an employee with intellectual disability (Down Syndrome) can mean much more than an obligation to be fulfilled due to the imposition of the Quota Law. Inclusion must be motivated by an ethical awareness, free from prejudice and that values the ability of people with intellectual disabilities (Down Syndrome), to carry out their duties with dedication and successfully. However, this does not seem to be the practice of most organizations. Thus, the objective of this study is to raise the practices of inclusion of the person with Down Syndrome, carried out by Organs responsible bodies, as well as to know the organizational vision of those who hire these professionals and the vision of the relatives of the person with Down Syndrome, understanding the challenges of inclusion. This is a qualitative research of a described nature, using bibliographical research based on books and scientific articles in the area as techniques, as well as carrying out field research based on data collection at the APAE Social Organization, at a company that hires people with disabilities and with relatives of people with Down Syndrome, using questionnaires directed to each public as a field research instrument. The results indicate that there are companies aware of human rights, recognizing the importance of treating people with disabilities through the principle of equity, adapting opportunities and making them fair, overcoming barriers against prejudice and discrimination, but that this still does not reflect the majority. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12151 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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