Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCORREA, Vanessa Pivato-
dc.contributor.advisorMARQUES, Leandro-
dc.contributor.authorSILVA, Alberto José de Carvalho e-
dc.contributor.authorFRANCA, Heverton Aparecido-
dc.contributor.authorBUSCH, Renato de Freitas-
dc.contributor.authorRIZZA, Wagner-
dc.date.accessioned2023-03-30T19:27:17Z-
dc.date.available2023-03-30T19:27:17Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citation"SILVA, Alberto José de Carvalho e; FRANCA, Heverton Aparecido; BUSCH, Renato de Freitas; RIZZA, Wagner. Vantagens do fulfillment. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual “Etec Antonio Devisate”, Marília, SP, 2022. "pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11985-
dc.description.abstractO crescente aumento do e-commerce no Brasil vem ocorrendo nos últimos anos. Devido ser um mercado novo, há muitas dificuldades para o Micro e Pequenas empresas em ter qualidade em todo o processo. A execução do fulfillment está diretamente ligada com as operações logísticas e cadeia de suprimentos. As suas atividades englobam: o planejamento estratégico da operação, recepção de pedidos, armazenamento e controle de estoque, distribuição e logística. Existe uma forte tendência em terceirizar o fulfillment e dessa forma, estão surgindo diversos operadores logísticos ofertando a gestão deste processo com os seguintes benefícios: redução dos custos com encargos sociais, manutenção de estrutura física e a possibilidade da empresa se concentrar nas questões relacionadas ao seu negócio. O Fulfillment vem para ajudar a solucionar essas lacunas desde o recebimento até o pós venda, com padronização, agilidade e tecnologia. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo verificar quais são os fatores preponderantes na decisão de contratação do serviço Fulfillment sob a ótica dos empresários de e-commerce. Para tanto, este estudo, de natureza aplicada, apresenta uma abordagem qualitativa. Em um primeiro momento, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, desenvolveu-se um estudo de caso com a utilização de entrevista semi estruturadas junto a empresas de pequeno porte. Complementarmente, fez-se uso da pesquisa documental. Diante dos resultados e dados obtidos, constata-se que dificilmente um comércio eletrônico é bem-sucedido sem um serviço de fulfillment bem estruturado. Vários motivos levam as empresas a terceirizar o fulfillment, o mais comum é a intenção em concentrar os esforços na atividade principal. Desse modo, este estudo pode contribuir para que os lojistas virtuais compreendam a importância e as vantagens que a terceirização das atividades logísticas para o comércio eletrônico pode gerar para as empresas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher031pt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectAdministração da qualidadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleVantagens do fulfillmentpt_BR
dc.title.alternativeAdvantages of Fulfillmentpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.