Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Bruna Sousa-
dc.contributor.authorRAMOS, Beatriz Fátima-
dc.contributor.authorSILVA, Natan Gabriel de Souza-
dc.contributor.authorALMEIDA, Mariana Severino de-
dc.contributor.authorSOUZA, Maria Isabel Moreira de-
dc.date.accessioned2023-03-24T23:47:26Z-
dc.date.available2023-03-24T23:47:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRAMOS, Beatriz Fátima; SILVA, Natan Gabriel de Souza; ALMEIDA, Mariana Severino de; SOUZA, Maria Isabel Moreira de. Inteligência emocional: um estudo de caso em alunos do Novotec de um escola estadual de Franca/SP, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11899-
dc.descriptionEmotional Intelligence is considered a set of skills that enables and maximizes the ability to build a more social and active life. According to Goleman (2011), emotional intelligence consists of five pillars, namely: Self-awareness; Self-regulation; Self motivation; Empathy and Social Skills. This article presents the definition of emotional intelligence and the importance of its development in the school environment for adolescents. As a methodology, a bibliographic research was carried out to base the theme, in order to describe the object of the study, a case study was carried out in a state school, where questionnaires were applied to analyze the situation of EI in schools. However, it was noted that adequate ability to manage emotions guides the student's emotional intelligence, both in inter and intra personal relationships, being a fundamental piece to achieve success, not only in educational institutions, but also in social and personal aspects. Keywords: Emotional intelligence; Socioemotional Skills; Adolescence; School; Multiple Intelligences.pt_BR
dc.description.abstractA Inteligência Emocional é considerada um conjunto de habilidades que possibilita e maximiza a capacidade de construir uma vida mais social e ativa. Segundo Goleman (2011), a inteligência emocional é constituída por cinco pilares, são eles: Autoconsciência; Autorregulação; Automotivação; Empatia e Habilidades sociais. Esse artigo apresenta a definição do que é inteligência emocional e a importância do seu desenvolvimento no ambiente escolar para os adolescentes. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasamento do tema, a fim de descrever o objeto do estudo, foi feito o estudo de caso em uma escola estadual, em onde foram aplicados os questionários para análise da situação da IE nas escolas. No entanto, notou-se que capacidade adequada de gerir as emoções orienta a inteligência emocional do estudante, tanto nas relações inter quanto intra pessoais, sendo peça fundamental para alcançar o sucesso, não só nas instituições de ensino, mas também os aspectos sociais e pessoais. Palavras-chave: Inteligência emocional; Competências Socioemocionais; Adolescência; Escola; Inteligências Múltiplas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher046pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEstatística para inteligência artificialpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInteligência emocional: um estudo de caso em alunos do Novotec de uma escola estadual de Franca/SPpt_BR
dc.title.alternativeEmotional intelligence: a case study in Novotec students from a public school in Franca/SPpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERMO DE PUBLICAÇÃO - INTELIGENCIA EMOCIONAL.pdf496.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.