Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11892
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORBI, Fabiana Cristina Andrade | - |
dc.contributor.author | COSTA, Leticia Aparecida Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T17:23:57Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T17:23:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Letícia Aparecida Lopes da Costa. Boas práticas de laboratório. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Processo Químicos) – Faculdade de Tecnologia de Campinas, Campinas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11892 | - |
dc.description.abstract | As Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um conjunto de normas que compõem um sistema de gestão, que tem como objetivo garantir o bom funcionamento de laboratórios, assegurando que os resultados de análises gerados sejam seguros e confiáveis. Os ambientes laboratoriais apresentam diversos riscos, por conterem muitas vidrarias, produtos químicos, pontos com distribuição de gás, entre outros, que podem ocasionar acidentes, como cortes, queimaduras químicas e até mesmo incêndios, sendo muito importante manter a segurança dentro deles. Todas as análises devem ser realizadas de forma técnica, diminuindo a possibilidade de erros, incertezas de medição e aumentando a exatidão e precisão analíticas. O ambiente acadêmico é o local adequado para que os alunos que frequentam laboratórios recebam os conhecimentos e desenvolvam as habilidades necessárias para reconhecer e anular riscos, e produzir resultados confiáveis a partir de técnicas analíticas adequadas, através do ensino e aprendizagem eficazes sobre segurança e técnicas de análise básicas, com uma abordagem didática específica e clara, tanto da teoria, quanto da execução prática. Neste trabalho, realizou-se uma pesquisa exploratória, obteve-se um conhecimento aprimorado sobre as BPL, utilizou-se como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e analisou-se as fontes de estudo sobre o tema, filtrou-se os melhores conteúdos qualitativamente. Desta maneira, possibilitou-se o planejamento de uma pesquisa descritiva, e desenvolveu-se um material didático sobre segurança e BPL em formato de manual digital, adotando o uso de comunicação multimodal, através da linguagem verbal e não verbal (imagens, símbolos etc.) de caráter informacional/instrucional, que poderá ser utilizado nos laboratórios e website da Fatec Campinas como fonte de orientação e consulta para os alunos, e servirá como auxílio nas aulas práticas. Palavras-chave: BPL, segurança, técnicas analíticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 276 | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios químicos | pt_BR |
dc.subject.other | Controle e Processos Industriais | pt_BR |
dc.title | Boas práticas de laboratório. | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecnologiaemprocessosquimicos_2_2022_Letícia Aparecida Lopes da Costa_ Boas praticas de laboratorio..pdf | 4.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.