Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCORBI, Fabiana Cristina Andrade-
dc.contributor.authorCOSTA, Leticia Aparecida Lopes da-
dc.date.accessioned2023-03-24T17:23:57Z-
dc.date.available2023-03-24T17:23:57Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Letícia Aparecida Lopes da Costa. Boas práticas de laboratório. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Processo Químicos) – Faculdade de Tecnologia de Campinas, Campinas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11892-
dc.description.abstractAs Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um conjunto de normas que compõem um sistema de gestão, que tem como objetivo garantir o bom funcionamento de laboratórios, assegurando que os resultados de análises gerados sejam seguros e confiáveis. Os ambientes laboratoriais apresentam diversos riscos, por conterem muitas vidrarias, produtos químicos, pontos com distribuição de gás, entre outros, que podem ocasionar acidentes, como cortes, queimaduras químicas e até mesmo incêndios, sendo muito importante manter a segurança dentro deles. Todas as análises devem ser realizadas de forma técnica, diminuindo a possibilidade de erros, incertezas de medição e aumentando a exatidão e precisão analíticas. O ambiente acadêmico é o local adequado para que os alunos que frequentam laboratórios recebam os conhecimentos e desenvolvam as habilidades necessárias para reconhecer e anular riscos, e produzir resultados confiáveis a partir de técnicas analíticas adequadas, através do ensino e aprendizagem eficazes sobre segurança e técnicas de análise básicas, com uma abordagem didática específica e clara, tanto da teoria, quanto da execução prática. Neste trabalho, realizou-se uma pesquisa exploratória, obteve-se um conhecimento aprimorado sobre as BPL, utilizou-se como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e analisou-se as fontes de estudo sobre o tema, filtrou-se os melhores conteúdos qualitativamente. Desta maneira, possibilitou-se o planejamento de uma pesquisa descritiva, e desenvolveu-se um material didático sobre segurança e BPL em formato de manual digital, adotando o uso de comunicação multimodal, através da linguagem verbal e não verbal (imagens, símbolos etc.) de caráter informacional/instrucional, que poderá ser utilizado nos laboratórios e website da Fatec Campinas como fonte de orientação e consulta para os alunos, e servirá como auxílio nas aulas práticas. Palavras-chave: BPL, segurança, técnicas analíticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Processos Químicospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher276pt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectLaboratórios químicospt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleBoas práticas de laboratório.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.