Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Leonardo Sitibaldi de-
dc.contributor.advisorMARTINS, Rafael-
dc.contributor.authorMARCIANO, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Eduarda Silva de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Nayara Rodrigues-
dc.contributor.authorALMEIDA, Nicolle Herrera-
dc.contributor.authorROSA, Pietra Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-03-23T21:27:15Z-
dc.date.available2023-03-23T21:27:15Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationMARCIANO, Maria Eduarda; OLIVEIRA, Maria Eduarda Silva de; ARAÚJO, Nayara Rodrigues; ALMEIDA, Nicole Herrera; ROSA, Pietra Rodrigues. Um estudo de otimização de logística integrada do transporte rodoviário de açúcar VHP: das usinas do estado de São Paulo para o Porto de Santos. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11878-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec de Praia Grande, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Logística sob a orientação do Professor Leonardo Sitibaldi e Rafael Martins de PTCC e DTCC.pt_BR
dc.description.abstractO açúcar tem uma grande relevância econômica e histórica para o Brasil, sendo o país, desde o séc. XVII, o maior exportador mundial de açúcar, ainda que, nos últimos anos, esses números tenham demonstrado instabilidade. O Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina, tem um dos terminais açucareiros (Copersucar) de maior relevância mundial, exportando majoritariamente o açúcar VHP (Very High Polarization), movimentando também a economia brasileira. Diante o exposto, é inquestionável a participação do transporte rodoviário na formação da logística integrada desse produto. Entretanto, a comunicação entre as demais áreas não é de total eficiência, como visto no local e conversado com os próprios caminhoneiros, causando transtornos na região portuária, aumento do preço do açúcar VHP e uma infraestrutura ruim do ambiente profissional dos caminhoneiros. Apresentando de forma qualitativa o tema, o projeto leva como objetivos identificar e examinar as falhas na logística integrada do transporte rodoviário do açúcar VHP e discutir a precariedade de investimentos na área portuária. Pode-se concluir que, a criação de um novo Centro de Distribuição, em conjunto com a padronização desses processos pode alavancar o açúcar brasileiro para o mercado mundial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher153pt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectAçúcarpt_BR
dc.subjectCaminhõespt_BR
dc.subjectPortos - Santos (SP)pt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleUm estudo de otimização de logística integrada do transporte rodoviário de açúcar VHP: das usinas do estado de São Paulo para o Porto de Santospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ETIM_Logística_2022_2semestre_SUGARTEC.pdf5.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.