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dc.contributor.advisorZORZO, Adalberto-
dc.contributor.authorCRESTANI, Anderson Carbonari-
dc.date.accessioned2023-03-21T13:17:11Z-
dc.date.available2023-03-21T13:17:11Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationCRESTANI, Anderson Carbonari. A cadeia de suprimentos de peças nacionais na fabricação de veículos automotivos no Brasil, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11810-
dc.descriptionArtigo publicado em European Academic Research Vol. X, Issue 3/ June 2022-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar o atual cenário de importação de peças de veículos por montadoras brasileiras e a cadeia de suprimentos da indústria automotiva brasileira de forma geral, focando principalmente em como as peças de veículos são trazidas de outros países até o Brasil para serem adicionadas à linha de montagem na montadora de veículos e para que este veículo seja fabricado no Brasil e como a importação de peças afeta diretamente o preço final de um veículo e como a indústria nacional de peças pode ser incentivada a atender as montadoras de veículos e consequentemente ajudar a reduzir o preço final e a desenvolver a indústria e a economia brasileira como um todo. Também iremos analisar algumas legislações para a importação de peças de alguns países específicos para a produção de veículos e como essa legislação pode ser modificada para atender aos interesses nacionais. Por fim, veremos como o preço final de um veículo fabricado no Brasil acaba sendo definido por fatores externos e que não podem ser controlados somente pela lei da oferta e da procura no Brasil, como exemplo o preço internacional do dólar, dos metais e do petróleo e até mesmo como a ruptura na cadeia de suprimentos em alguns países causada pela pandemia de COVID-19 levou a uma falta de semicondutores, afetando em menor ou maior grau preços, prazos de entrega e lançamentos de veículos fabricados no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the scenario of import of vehicle parts by Brazilian automakers and the supply chain of the Brazilian automotive industry in general, focusing mainly on how vehicle parts are brought from other countries to Brazil to be added to the assembly line in the vehicle assembler and for this vehicle to be manufactured in Brazil and how the import of parts directly affects the final price of a vehicle and how the national parts industry can be encouraged to serve as vehicle assemblers and consequently help reduce the final price and develop the industry and the Brazilian economy as a whole. We also analyze some legislation for the import of parts from some specific countries for the production of vehicles and how this legislation can be modified to meet national interests. Finally, we will see how the final price of a finished vehicle manufactured in Brazil is defined by external factors that cannot be controlled only by the law of supply and demand in Brazil, such as the international price of the dollar, metals and oil and even as the disruption in the supply chain in some countries caused by the COVID-19 pandemic led to a shortage of semiconductors, affecting, to a greater or lesser degree, prices, delivery times and launches of vehicles manufactured in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA cadeia de suprimentos de peças nacionais na fabricação de veículos automotivos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe supply chain of national parts in the manufacture of automotive vehicles in Brazil-
dc.typeArtigo científicopt_BR
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