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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11759
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ACCETTO, Egmar | - |
dc.contributor.advisor | NAKATANI, Adriana Mariko Yonamine | - |
dc.contributor.author | BORDONI, Beatriz de Mário | - |
dc.contributor.author | LOTÉRIO, Eduardo Alves | - |
dc.contributor.author | ABATE, Erick Tola | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Henrique Dias de | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Letícia Lopes Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T18:54:02Z | - |
dc.date.available | 2023-03-16T18:54:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.identifier.citation | BORDONI, Beatriz de Mário; LOTÉRIO, Eduardo Alves; ABATE, Erick Tola; OLIVEIRA, Henrique Dias de; VASCONCELOS, Letícia Lopes Ribeiro.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Eletrônica) – Etec Júlio de Mesquita, Santo André, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11759 | - |
dc.description.abstract | O projeto se trata de um Controle de Tráfego Inteligente com base em Arduino e sensores infravermelhos. O seu funcionamento é dado pela detecção de um determinado objeto que atravesse o feixe de luz do sensor infravermelho, momento no qual ele irá, por meio do uso de jumpers, enviar um sinal para o microcontrolador do Arduino. O Arduino terá a função de processar quais faróis estão abertos e quais estão fechados, além de registrar quanto tempo se passou desde o último carro que atravessou o farol que se encontra aberto. Foi feita a escolha desse monitoramento de tempo pois, caso o volume de carros não se encontre demasiadamente intenso na pista livre, ou caso não haja passagem de carros no geral, a pista que está liberada irá para o modo vermelho enquanto uma das pistas adjacentes irá para o modo verde, liberando a passagem aos passageiros que estão aguardando o farol originalmente vermelho se abrir. Em outro caso, dado que o volume da passagem de carros e motos esteja sim, intenso, o Arduino irá verificar quantas vezes o feixe de luz é atravessado, e após chegar numa determinada contagem escolhida na programação, o mesmo processo descrito anteriormente será feito, com a liberação do farol que estava vermelho enquanto o que estava verde vai ao modo fechado. O objetivo da equipe com a escolha deste projeto como Trabalho de Conclusão de Curso é a considerável diminuição dos acidentes de trânsito, sejam eles causados por simples pressa ou até mesmo por estresse (sentimento que com o efeito de nosso sistema seria aliviado em efeito colateral), a diminuição do gasto com a manutenção que seria necessária para remediar ditos acidentes, e a conservação do meio ambiente, com a menor emissão de gases de efeito estufa produzidos pelos motores de carros ligados desnecessariamente. O sistema possui um preço acessível, com seu componente mais caro sendo o Arduino, e se trata de um sistema de detecção relativamente simples e confiável, com os sensores de luz infravermelha fazendo seu trabalho em um local estacionário. A única mudança necessária num projeto em tamanho real seria a obtenção de componentes maiores, como os próprios sensores que teriam a necessidade de maior distância de detecção, para que pudesse cobrir os poucos metros de uma rua, alcançando os veículos que nela passam. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This project’s final paper is a smart traffic control based on Arduino and infrared sensors. It works by detecting a determined object that crosses the infrared sensors’ light beam, when it shall, by using jumpers, send a signal to the Arduino’s microcontroller. The Arduino shall then have the task of processing which traffic lights are green, and which are red and register how long has it been since the last car that crossed the open traffic light. This time monitoring function was chosen because, if the flow of vehicles is low on the free lane, or if there is no passage of vehicles at all, the lane that is on green mode will turn red while one of the other ones will turn green, freeing the way on the originally red traffic light. Our team’s objective with this choice as a Final Project is the considerable shrinkage of traffic accidents, be they caused by a simple rush or even stress (a feeling that should be relieved as a side-effect), the lower cost spent fixing damages caused by said accidents, and the preservation of nature, with lower rates of emissions of fumes produced by engines. The system has an accessible pricing, as its most expensive part is the Arduino, and it is a simple and reliable detection system, with the infrared sensors doing their work in a stationary place. It is important to note that the only change needed in a full-scale model would be the change of some components to bigger ones, like the sensor that have the need to detect further away, as to cover the few meters of a road, reaching the vehicles that pass through. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Eletrônica | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 014 | pt_BR |
dc.subject | Eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Controladores programáveis | pt_BR |
dc.subject | Controle de tráfego | pt_BR |
dc.subject.other | Controle e Processos Industriais | pt_BR |
dc.title | Controle de tráfego inteligente | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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