Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Ariana Nascimento da-
dc.contributor.authorCACERES, Agatta Isabely dos Santos-
dc.contributor.authorPASSOS, Camile Cristina de Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Carlos Eduardo Bernava de Lavor-
dc.contributor.authorSANTOS, Débora Monique da Silva-
dc.contributor.authorFRANCISCO, Guilherme Oliveira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Leandro Silva de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Luiza Trindade Souza da-
dc.contributor.authorSILVA, Mariana Oliveira da-
dc.contributor.authorSANTOS, Mayara Rocha dos-
dc.contributor.authorCARVALHO, Náthaly Adrielly Miranda Martins de-
dc.contributor.authorSILVA, Rayssa Trindade da-
dc.contributor.authorSANTOS, Victória Matias dos-
dc.date.accessioned2023-03-15T18:11:46Z-
dc.date.available2023-03-15T18:11:46Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationCACERES, Agatta Isabely dos Santos; PASSOS, Camile Cristina de Araújo; SILVA, Carlos Eduardo Bernava de Lavor; SANTOS, Débora Monique da Silva; FRANCISCO, Guilherme Oliveira; OLIVEIRA, Leandro Silva de; SILVA, Maria Luiza Trindade Souza da; SILVA, Mariana Oliveira da; SANTOS, Mayara Rocha dos; CARVALHO, Náthaly Adrielly Miranda Martins de; SILVA, Rayssa Trindade da; SANTOS, Victória Matias dos. Marketing de relacionamento. 2022. Trabalho de conclusão de curso. (Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Marketing). Etec de Poá, Poá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11736-
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade provar que desde o prelúdio da venda e troca, o marketing se integra a essa ação, não se sabe uma data exata para sua criação, entretanto a partir da revolução industrial, o marketing passou a ter reconhecimento, e grandes pensadores como Phillip Kotler surgiram para agregar conhecimentos e estratégias. Com o mercado crescendo e se tornando cada vez mais competitivo, cabe às organizações cultivarem e ampliarem suas relações comerciais com colaboradores, fornecedores, funcionários e é claro, clientes. Hodiernamente é imprescindível que uma empresa não possua estratégias de marketing de relacionamento. O marketing de relacionamento possui diversas ferramentas que auxiliam no crescimento da organização, ferramentas como o marketing sensorial, benchmarketing e endomarketing estão diretamente ligadas ao contato frente a frente com o cliente. Esse estudo tem como finalidade observar os resultados das aplicações de marketing de relacionamento no seguimento de beleza afro. Utilizamos pesquisas explicativas, que se fundamentam em compreender a origem dos fenômenos, logo, analisamos livros e artigos de autores variados para que esta monografia não seja embasada em achismos sem fundamentos. O cliente utilizado foi o Instituto Kessy Tranças, logo observamos pontos a serem melhorados e ferramentas de relacionamento a serem aplicadas, a fim de comprovar nossa hipótese.pt_BR
dc.description.abstractThis work has to prove that since the prelude of the sale and exchange, marketing is integrated to this action, an exact date for its creation is not known, however from the industrial revolution, marketing started to have recognition, and great thinkers like Phillip Kotler was born to add knowledge and strategies. With the market growing and becoming increasingly competitive, it is up to organizations to cultivate and expand their business relationships with collaborators, suppliers, employees and, of course, customers. Nowadays it is tolerant that a company did not have relationship marketing strategies. Relationship marketing has several tools that help the organization grow, tools such as sensory marketing, benchmarking and internal marketing are available directly in face-to-face contact with the customer. This study aims to observe the results of relationship marketing applications in the segment of afro beauty. We use explanatory research, which is based on understanding the origin of the phenomena, therefore, we analyze books and articles by various authors so that this monograph is not based on unfounded assumptions. The client used was Instituto Kessy Tranças, so we observed points to be improved and relationship tools to be applied, in order to verify our hypothesis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher210pt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing de relacionamentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marketing-novotec_2022_2_agattaisabelydossantoscaceres_apatitamarketingderelacionamento.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.