Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Gilberto José de-
dc.contributor.authorANDRADE, Luiz Felipe Mesquisa de-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Giovanna da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Camile Sousa-
dc.date.accessioned2023-03-10T13:04:25Z-
dc.date.available2023-03-10T13:04:25Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationANDRADE, Luiz Felipe Mesquita de; RIBEIRO, Giovanna da Silva; SILVA, Camile Sousa. E-commerce e seu crescimento em meio à pandemia, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11717-
dc.description.abstractEste estudo objetivou compreender os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras em meio a pandemia gerada pelo vírus da Covid-19, bem como analisar a relação entre o enfrentamento do lockdown, medidas restritivas sociais e o crescimento do E-commerce durante este momento. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e também uma pesquisa de campo envolvendo 51 brasileiros. A partir da análise dos dados, pode-se perceber uma expressiva diminuição no faturamento, solicitações de pedidos e distribuição de produtos das empresas após as medidas restritivas geradas pela pandemia da Covid-19. Isso fomentou, tanto para os consumidores quanto para as empresas, a necessidade de encontrar caminhos alternativos para alcançarem suas necessidades, o que potencializou o crescimento no E-commerce brasileiro. Portanto, por meio do estudo realizado e do questionário aplicado, foi possível compreender a relação entre o crescimento do E-commerce no momento pandêmico e em como esse mecanismo de compras online auxiliou as empresas a se manterem no mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the challenges faced by Brazilian companies amid the pandemic generated by Covid-19 virus, as well as to analyze the relationship between facing the lockdown, social restrictive measures and the growth of E-commerce during this moment. For this purpose, bibliographical research was used as a data collection method, as well as field research involving 51 Brazilians. From the analysis of the data, a significant decrease in billing, order requests and product distribution by companies after the restrictive measures generated by the Covid-19 pandemic can be seen. This fostered, both for consumers and for companies, the need to find alternative ways to meet their needs, which boosted the growth of Brazilian E-commerce. Therefore, through the study carried out and the questionnaire applied, it was possible to understand the relationship between the growth of E-commerce at the pandemic moment and how this online shopping mechanism helped companies to remain in the market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher238pt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectFaturamentopt_BR
dc.subjectFinanças das empresaspt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleE-commerce e seu crescimento em meio à pandemiapt_BR
dc.title.alternativeE-commerce and its growth amid the pandemicpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
E-commerce - Seu crescimento em meio a Pandemia.pdf414.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.