Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11702
Title: Estudo de caso nos parâmetros do VRIO
Other Titles: case study in VRIO parameters
Authors: BORNEA, Mariana de Toledo
NUNES, Renata Carolina
Advisor: PEPECE JUNIOR, Antonio Rafael
type of document: Monografia
Keywords: Tomada de decisão;Organização do trabalho
Issue Date: 20-Dec-2018
Publisher: 275
Citation: BORNEA, Mariana de Toledo; NUNES, Renata Carolina. Estudo de caso nos parâmetros do VRIO. 2018. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2018.
Abstract: O presente trabalho de graduação tem como tema principal o modelo VRIO, uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão nas empresas, que é constituído pelos indicadores de Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização. Será apresentada a forma de como pode ser aplicado e as vantagens de sua utilização, mostrando que este modelo permite gerar alguns parâmetros para uma análise interna da organização e é uma ferramenta que auxilia os gestores. Por meio destes parâmetros do modelo traremos um estudo de caso realizado no restaurante Dragão Dourado, situado na cidade de Marília. Será abordado também outros conceitos como o termo VBR, denominado Visão Baseado em Recursos que trouxe para as empresas uma nova proposta de visão dentro das organizações a fim de verificar suas vantagens competitivas a partir dos atributos que são controlados por ela. Sendo assim a VBR propõe que os recursos internos sejam utilizados como vantagem competitiva. Abordaremos também sobre Vantagem Competitiva Sustentável, que diz respeito às estratégias de longo prazo das empresas, formuladas a partir das análises de suas habilidades, a Perspectiva de Posicionamento da organização, ou seja, o ato de planejar e esquematizar suas ações a partir de estudos realizados com base no posicionamento a ser alcançado e a qual cliente será direcionado, e Ferramentas Estratégicas, que são inúmeras, mas utilizadas basicamente para elaboração e definição de estratégia de uma organização para traçar o caminho a ser seguido.
assists in decision making on companies, which is constituted by the indicators of Value, Rarity, Imitation and Organization. It will be presented the form of how it can be applied and the advantages of its use, showing that this model allows generating some parameters for an internal analysis of the organization and assists the managers. By means of these parameters of the model we will bring a case study carried out in the restaurant Dragão Dourado, from “Marília”. It will also address other concepts such as the term “VBR”, called Resource Based View that brought companies a new vision proposal within organizations in order to verify their competitive advantages from the attributes that are controlled by it. Therefore, “VBR” proposes that internal resources be used as a competitive advantage. We will also address Sustainable Competitive Advantage, which refers to the long-term strategies of companies, formulated from the analysis of their abilities, the Organization's Positioning Perspective, that is, the act of planning and outlining their actions based on studies based on the positioning to be achieved and which client will be directed, and Strategic Tools, which are numerous, but basically used to elaborate and define an organization's strategy to chart the way forward.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11702
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo de caso nos parâmetros do VRIO.pdf
  Restricted Access
901.54 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.