Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVA, Rafael Augusto-
dc.contributor.authorSILVA, Lennon Roberto de Oliveira da-
dc.contributor.authorSOUZA, Renan Marques de-
dc.date.accessioned2023-03-09T19:58:09Z-
dc.date.available2023-03-09T19:58:09Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Lennon Roberto de Oliveira da; SOUZA Renan Marques de. Gestão de estoque como fator primordial para o diferencial competitivo. 2018. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11694-
dc.description.abstractEste trabalho de graduação teve o objetivo de identificar como é realizado a gestão de estoque, seu impacto em relação a empresa e aos consumidores e o aumento ou redução da competitividade de mercado, tendo como delimitação de estudo os supermercados e mercados da cidade de Palmital – SP. As justificativas levam em conta o comércio varejista de supermercados, este que gera grande rotação na economia da cidade. O estoque é uma das áreas que mais impactam a empresa em relação a qualidade de atendimento, produto e serviço, tendo grande influência em todos os departamentos da empresa. Atualmente existem diversos tipos de estocagem, sendo que cada atividade comercial pode-se associar a um tipo especifico. Dentre esses tipos de estocagem pode-se citar: PEPS, UEPS, DRIVE TROUGH e DRIVE IN, os quais estão presentes nesse trabalho. A metodologia utilizada contou com uma pesquisa de caráter exploratório, sendo dividido na parte de fundamentação teórica em: definição de gestão de estoque e sua importância para as empresas; os tipos de estoques e suas características e os métodos de classificação. A pesquisa de campo realizada posteriormente é de caráter qualitativo, organizada por meio de aplicação de pesquisa, com a participação de gestores, proprietários e o departamento de compras. Ratificou-se que a ausência do controle do estoque causa uma série de transtornos paras as empresas, como a perda de clientes e a redução nas vendas. Ainda, foi perceptível que a maioria dos funcionários fazia uso do sistema de gestão, porém não exploravam todas as ferramentas oferecidas.pt_BR
dc.description.abstractThis Graduation study had as a main point to identify how stocking management is carried out, its impact between the company and the consumer either on increasing or on decreasing the competitiveness in the market, having as delimitation the study of supermarkets and groceries in Palmital – SP. The justifications take into account the retail business of supermarkets, due to the large rotation in the economy of the town. Stocking is one of the items which most impact the company in relation to consumer service, product and service, having large influence in all departments of the company. Nowadays, there are several kinds of stockings; therefore the commercial activity may be associated to a specific type. Among these stocking types it is likely to be cited: PEPS, UEPS, DRIVE TROUGH e DRIVE IN, which are searched in this essay. The methodology used was an exploratory research, being shared in the theoretical part of the grounds: definition of stocking and its importance for companies; the types of stocking, its characteristics and classification methods. The posterior field research came up with a quality character; it was organized through research application, with the participation of managers, owners and the purchasing department. It was ratified that the lack of stocking control may cause a series of disorders for the company, such as the loss of clients and the reduction of sales. In addition, it was possible to notice that most of the employees used the management system; however they did not explore all the provided tools in it.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher275pt_BR
dc.subjectGestão de negóciospt_BR
dc.subjectEstoquespt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleGestão de estoque como fator primordial para o diferencial competitivo.pt_BR
dc.title.alternativeInventory management as a key factor for competitive advantage.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão de estoque como fator primordial para o diferencial competitivo.pdf
  Restricted Access
1.61 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.