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Title: Marketing e Logística: conciliando a demanda com o canal de distribuição
Other Titles: Marketing and Logistics: reconciling demand with the distribution channel
Authors: SOUZA, Ana Eliza
PICOLO, Camila Góes Oliveira
Advisor: OLIVA, Rafael Augusto
type of document: Monografia
Keywords: Marketing de serviço;Logistica empresarial
Issue Date: 20-Dec-2017
Publisher: 275
Citation: SOUZA, Ana Eliza; PICOLO, Camila Góes Oliveira; Marketing e Logística: conciliando a demanda com o canal de distribuição. – SP, 2017. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2017.
Abstract: O presente trabalho foi construído a partir de pesquisa qualitativa exploratória, o qual por meio de revisão de literatura da área juntamente com um estudo de caso, e teve por objetivo, descrever a relação entre o marketing e a logística no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos, verificando subsídios para uma integração efetiva, com foco na viabilização da cadeia de valor. A pesquisa buscou ainda, compreender os seguimentos que interligam a cadeia de suprimentos, que por sua vez, não podem ser setores individualizados, mas alinhados e focados em um mesmo objetivo institucional. A problemática da proposta de melhoria está centrada na dificuldade de conciliar a demanda com o canal de distribuição. Estes setores quando associados, potencializam a melhora no nível de serviço de uma empresa, gerando assim, estratégia de agregação de valor ao cliente, tendo o marketing como fator impulsionador de demanda e de relacionamento com o cliente e a logística como elemento de fidelização do cliente por meio de eficiência na entrega e na organização. Essa integração efetiva dos setores possui capacidade de melhoria das estratégias das organizações, ao fornecer elementos suficientes para identificar, criar e entregar o valor ao cliente, além de estudar as crescentes tendências de mercado, pois este está em constante mudança e desenvolvimento, devido ao fluxo constante de informação e da globalização. De posse dessas considerações, realizou-se um estudo de caso de uma empresa brasileira do segmento de rações animais, situada na região de Assis, Estado de São Paulo. A Análise da realidade da empresa mostrou-se pertinente para se avaliar e concluir que existe uma real necessidade de maior integração entre os setores marketing e logística dentro da organização, bem como a eficiência de trabalho em equipe, para que o atendimento ao cliente aconteça de forma eficaz, já que o mercado demanda clientes cada vez mais exigentes.
Description: The present work was based on an exploratory qualitative research, which through a review of the literature of the area together with a case study, and aimed to describe the relationship between marketing and logistics in the management of a supply chain, Verifying subsidies for an effective integration, focusing on the viability of the value chain. The research also sought to understand the segments that interconnect the supply chain, which in turn, can not be individualized sectors, but aligned and focused on the same institutional objective. The problem of the improvement proposal is centered on the difficulty of reconciling demand with the distribution channel. These sectors, when associated, potentiate the improvement in the level of service of a company, thus generating a strategy of adding value to the customer, having marketing as a factor driving demand and customer relationship and logistics as an element of customer loyalty through efficient delivery and organization. This effective integration of the sectors has the capacity to improve the strategies of the organizations, providing sufficient elements to identify, create and deliver value to the client, and to study the growing market trends, since it is constantly changing and developing due to the flow constant information and globalization. Based on these considerations, a case study was conducted of a Brazilian animal feed company, located in the region of Assis, State of São Paulo. The analysis of the reality of the company was pertinent to evaluate and conclude that there is a real need for greater integration between the marketing and logistics sectors within the organization, as well as the efficiency of teamwork, so that the customer service happens from effectively, as the market demands ever more demanding customers.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11630
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