Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11600
Title: Creme à base de mastruz (chenopodium ambrosioides) com propriedade hidratante, cicatrizante e preventiva de estrias
Authors: BORTOLOTTI, Julia Gomes
ALMEIDA, Leticia dos Santos
ALMEIDA, Lucas Telini de
SOUZA, Marcella Eduarda Ferreira de
SANTOS, Patrícia Cabral dos
Advisor: DUARTE, Gemima Samara Bezerra
YOSHIKAWA, Cindy Naomi
type of document: Monografia
Keywords: Creme;Hidratante;Fitoterapia;Doenças da pele e do tecido conjuntivo
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 199
Citation: BORTOLOTTI, Julia Gomes. ALMEIDA, Leticia dos Santos. ALMEIDA, Lucas Telini de. SOUZA, Marcella Eduarda Ferreira de. SANTOS, Patrícia Cabral dos. Creme à base de mastruz (chenopodium ambrosioides) com propriedade hidratante, cicatrizante e preventiva de estrias, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2022.
Abstract: A pele é o maior órgão do corpo humano e é dividido em três partes específicas sendo elas: epiderme; derme e hipoderme. A função que a pele exerce é a de proteger o corpo contra danos externos neutralizando agressores como vírus, bactérias, radiação e poluição. Quando não hidratada adequadamente e com o ganho ou perca de peso rápido, conhecido como efeito sanfona, ocorre um rompimento das fibras da camada derme pois por falta de hidratação adequada consequentemente a elasticidade é perdida, para recuperar essas rupturas sofridas acontece o processo inflamatório, do qual resultam as estrias. Quando mal-nutrida e hidratada a estrutura da nossa barreira primaria fica comprometida e perde diversas funções, a principal dentre elas é a proteção, isso pode nos deixar vulneráveis aos fatores e organismos externos. Em razão destes problemas, foi desenvolvido um creme com propriedade hidratante e cicatrizante à base de Mastruz também conhecido como erva de Santa Maria (Chenopodium ambrosioides) visando melhorar a aparência e a integridade da pele, recuperando a função regenerativa com efetividade nas feridas cutâneas, hidratando e prevenindo o surgimento de rugas e linhas de expressão. O tratamento é feito a longo prazo e pode ser usado a qualquer momento, indicado principalmente para o uso diário, pois a hidratação diária já previne o surgimento de novas estrias. Seguindo as recomendações que são elas: Ter uma alimentação balanceada, rica em frutas e alimentos que contém colágeno, ingerir em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, hidratar a pele, não oscilar tanto o peso. Para produzir o produto tiveram diversos processos a serem seguidos, como: preparar a fase aquosa, oleosa e logo em seguida adicionar uma sobre a outra até chegar na consistência densa. O creme foi produzido com substâncias que auxiliam na boa espalhabilidade; consistência densa; aparência e odor agradável, que são os resultados esperados do produto.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11600
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
farm_2022_2_juliagomes_cremeàbase.pdf
  Restricted Access
551.13 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.