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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11576
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ALBINO, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Uzelim | - |
dc.contributor.author | GOMES, Heitor Henrique Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T18:20:52Z | - |
dc.date.available | 2023-03-06T18:20:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Uzelim da Silva; GOMES, Heitor Henrique Lopes. Estacionamento Automatizado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Informática) - Etec de Araçatuba, Araçatuba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11576 | - |
dc.description.abstract | Quando pensamos em mobilidade urbana o grande fluxo de veículos nas ruas das cidades tem preocupado as autoridades que tentam ao máximo garantir a fluidez do trânsito. Os estacionamentos influenciam fortemente a eficiência desta mobilidade uma vez que são responsáveis por salvaguardar a ordem pública e o decoro urbano, para evitar situações que resultem no bloqueio do trânsito. Os tipos de estacionamento existentes são a área de estacionamento no qual o espaço é destinado ao estacionamento nas ruas ou praças de vários veículos e o condutor é o responsável pelo próprio veículo, no entanto os parques de estacionamento são estruturas destinadas ao estacionamento de veículos onde o proprietário da estrutura é o responsável pelos veículos estes estacionamentos possuem valores por hora, dia e até mensal. A Norma NBR 9050 que trata sobre as vagas nos estacionamentos e traz como principal resolução a disponibilidade de 5% das vagas para idosos e portadores de necessidades especiais respeitando assim as leis federais número 10.741/03 e 10.098/00 respectivamente. O Desenvolvimento do projeto de uma maquete automatizada para estacionamento traz alguns recursos que permitem ao estabelecimento e ao motorista comodidades na identificação das vagas disponíveis bem como o controle de forma automática da entrada e saída de veículos, para obter estes recursos foram utilizados o Arduino e componentes de automação como motores e sensores. Com a utilização do protótipo do estacionamento automatizado conseguimos demonstrar e simular todas as etapas de liberação da canela, acesso a vaga através dos informativos digitais e a liberação da cancela para saída do veículo após a efetuação do pagamento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Informática | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 165 | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de software (especificação) | pt_BR |
dc.subject | Estacionamentos | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Estacionamento automatizado | pt_BR |
dc.title.alternative | Automated Parking | pt_BR |
dc.type | Relatório Técnico | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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