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Title: Docinho de tomate: um novo produto para o mercado consumidor
Other Titles: Tomato sweets: a new product for the consumer market
Authors: SOUZA, Magno Fernando de
MISTILIDES, Regina Haruko Watanabe
Advisor: SANTOS, Mariana de Souza Leite Garcia
type of document: Artigo científico
Keywords: Tomate;Doces - fabricação
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: 171
Citation: SOUZA, M. F.; MISTILIDES, R. H. W.; SANTOS, M. S. L. G. Docinho de tomate: um novo produto para o mercado consumidor. 2022. Artigo de Graduação (Tecnologia em Agronegócio) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2022. Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
Abstract: Dentre as culturas de hortaliças mais produzidas no Brasil, destaca-se a produção de tomate, sendo o estado de São Paulo o maior produtor da hortaliça. Apesar da alta produtividade da hortaliça, ocorrem os excedentes de produção de tomate, que em sua maioria são descartados pelos pequenos produtores rurais, por não saberem converter um resíduo em um produto final. Diante do contexto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um docinho de tomate sem a adição de corantes artificiais, contribuindo para a transformação do resíduo agrícola em uma fonte de renda para a agricultura familiar. Foram desenvolvidas três diferentes formulações de docinhos de tomate, sendo que para todos os tratamentos foram realizados os custos, bem como a análise de cor instrumental, uma vez que não houve a adição de corantes artificiais. Os custos para a elaboração dos diferentes tratamentos do docinho de tomate variou entre R$ 99,74 (T1) a R$ 100,40 (T3), considerando custo de produção, despesas fixas e variáveis, sendo que embalagens com 100 gramas podem ser comercializadas pelo valor de R$17,10 a R$17,19, com lucratividade média de 16,70%. A análise de cor instrumental dos diferentes tratamentos do docinho, não apresentaram diferenças significativas (p ≤ 0,05) em todos os parâmetros cromáticos, demonstrando que todos os tratamentos apresentaram uniformidade, elevada saturação e tonalidade laranja, característica do pigmento natural do tomate. Conclui-se que o aproveitamento do excedente de tomate torna-se uma alternativa rentável para o produtor rural, visto que o custo é relativamente baixo e apresentou coloração atrativa no produto final.
Among the most produced vegetable crops in Brazil, tomato production stands out, with the state of São Paulo being the largest producer of this vegetable. Despite the high productivity of the vegetable, tomato production surpluses occur, which are mostly discarded by small rural producers, as they do not know how to convert a residue into a final product. Given the context, the objective of this work was the development of tomato jam without the addition of artificial colors, contributing to the transformation of agricultural waste into a source of income for family farming. Three different formulations of tomato sweets were developed, and for all treatments the costs were performed, as well as the instrumental color analysis, since there was no addition of artificial colors. The costs for the elaboration of the different treatments of tomato sauce ranged from R$ 99.74 (T1) to R$ 100.40 (T3), considering production cost, fixed and variable expenses, and packages with 100 grams can be traded for the price of R$17.10 to R$17.19, with an average profitability of 16.70%. The instrumental color analysis of the different sweetie treatments did not show significant differences (p ≤ 0.05) in all chromatic parameters, demonstrating that all treatments showed uniformity, high saturation and orange hue, characteristic of the natural tomato pigment. It is concluded that the use of surplus tomatoes becomes a profitable alternative for the rural producer, since the cost is relatively low and it presented an attractive color in the final product.
Description: Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11549
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