Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11507
Título: A importância da osmose reversa portátil em terapia de diálise em pacientes com insuficiência renal em UTI
Título(s) alternativo(s): The importance of portable reverse osmosis in dialysis therapy in patients with renal failure in the ICU
Autor(es): PONCE JÚNIOR, Mauri
Orientador(es): THOMAZELLA, Rogério
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Insuficiência renal;Hemodiálise;Osmose reversa;Insuficiência renal aguda;Insuficiência renal crônica;Falência renal crônica;Unidades de terapia intensiva
Data do documento: 12-Dez-2022
Editor: 196
Referência Bibliográfica: PONCE JUNIOR, Mauri. A importância da osmose reversa portátil em terapia de diálise em pacientes com insuficiência renal em UTI. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2022.
Resumo: Insuficiência renal é quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA) ou crônica (IRC). A IRA é quando ocorre a súbita e rápida perda da função renal, IRC ocorre a perda parcial da função renal, de forma lenta, progressiva e irreversível. Desse modo, diante da falência renal, a homeostase do organismo é comprometida, sendo preciso outros recursos que possam realizar as funções renais. O tratamento mais comum é a diálise. Esse tratamento tornasse indispensável para pacientes com problemas renais, melhorando e prologando sua qualidade de vida. Existe diferentes tipos de diálises, entre elas a mais utilizada e a hemodiálise, realizada por meio da filtração do sangue. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da osmose reversa portátil no tratamento da hemodiálise em pacientes com insuficiência renal em unidade de terapia intensiva. Foram utilizados como procedimentos metodológicos o estudo de literatura, tendo como referência artigos nacionais e internacionais. Como resultado, tem o estudo visando a importância do sistema de tratamento de água na hemodiálise dos pacientes em terapia intensiva. O tratamento consiste no processo de filtração do sangue, em paralelo a solução de água, ácido (banho) e bicarbonato de sódio (Bibag). Tratando de um tratamento complexo, multidisciplinar, com uso de tecnologia avançada para manter tudo em uma perfeita harmonia. Desta forma, fica em evidência a importância da utilização da osmose reversa portátil na terapia da hemodiálise em pacientes com doença renal crônica em ambientes de tratamento intensivo, onde geralmente não há um sistema de tratamento de água próprio para essa finalidade. Mantendo o paciente estável e prevenindo a evolução do quadro clinico do paciente.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11507
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasbiomedicos_2022_2_mauriponce_aimportanciadaosmosereversa.pdf
  Restricted Access
250.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.