Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11507
Title: A importância da osmose reversa portátil em terapia de diálise em pacientes com insuficiência renal em UTI
Other Titles: The importance of portable reverse osmosis in dialysis therapy in patients with renal failure in the ICU
Authors: PONCE JÚNIOR, Mauri
Advisor: THOMAZELLA, Rogério
type of document: Artigo científico
Keywords: Insuficiência renal;Hemodiálise;Osmose reversa;Insuficiência renal aguda;Insuficiência renal crônica;Falência renal crônica;Unidades de terapia intensiva
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher: 196
Citation: PONCE JUNIOR, Mauri. A importância da osmose reversa portátil em terapia de diálise em pacientes com insuficiência renal em UTI. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2022.
Abstract: Insuficiência renal é quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA) ou crônica (IRC). A IRA é quando ocorre a súbita e rápida perda da função renal, IRC ocorre a perda parcial da função renal, de forma lenta, progressiva e irreversível. Desse modo, diante da falência renal, a homeostase do organismo é comprometida, sendo preciso outros recursos que possam realizar as funções renais. O tratamento mais comum é a diálise. Esse tratamento tornasse indispensável para pacientes com problemas renais, melhorando e prologando sua qualidade de vida. Existe diferentes tipos de diálises, entre elas a mais utilizada e a hemodiálise, realizada por meio da filtração do sangue. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da osmose reversa portátil no tratamento da hemodiálise em pacientes com insuficiência renal em unidade de terapia intensiva. Foram utilizados como procedimentos metodológicos o estudo de literatura, tendo como referência artigos nacionais e internacionais. Como resultado, tem o estudo visando a importância do sistema de tratamento de água na hemodiálise dos pacientes em terapia intensiva. O tratamento consiste no processo de filtração do sangue, em paralelo a solução de água, ácido (banho) e bicarbonato de sódio (Bibag). Tratando de um tratamento complexo, multidisciplinar, com uso de tecnologia avançada para manter tudo em uma perfeita harmonia. Desta forma, fica em evidência a importância da utilização da osmose reversa portátil na terapia da hemodiálise em pacientes com doença renal crônica em ambientes de tratamento intensivo, onde geralmente não há um sistema de tratamento de água próprio para essa finalidade. Mantendo o paciente estável e prevenindo a evolução do quadro clinico do paciente.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11507
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sistemasbiomedicos_2022_2_mauriponce_aimportanciadaosmosereversa.pdf
  Restricted Access
250.39 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.