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Title: Os impactos socioeconômicos da pandemia de Covid-19 no mercado turístico em Embu das Artes
Other Titles: The socioeconomic impacts of the Covid-19 pandemic on the tourist market in Embu das Artes
Authors: ARAÚJO, Guilherme Henrique
FARIAS, Giovana de Andrade
FIRMO, Vinícius dos Santos Gomes
SOUZA, Gabriel Henrique Coja de
SOUZA, Julia Miranda de
MATOS, Matheus Lima
OLIVEIRA, Leonardo Lourenço de Godoy Britto de
Advisor: OLIVEIRA, Adriano Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Artesanato;Comércio;Covid-19;Economia;Feiras;Marketing;Pesquisa bibliográfica;Turismo
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher: 238
Citation: ARAÚJO, Guilherme Henrique; FARIAS, Giovana de Andrade; FIRMO, Vinícius dos Santos Gomes; SOUZA, Gabriel Henrique Coja de; SOUZA, Julia Miranda de; MATOS, Matheus Lima; OLIVEIRA, Leonardo Lourenço de Godoy Britto de . Os impactos socioeconômicos da pandemia de Covid-19 no mercado turístico em Embu das Artes, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2022.
Abstract: O presente artigo objetiva identificar, analisar e mensurar os impactos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19 no ramo turístico em Embu das Artes, São Paulo. Foram realizadas pesquisas de campo, através de entrevistas com caráter exploratório, pesquisas bibliográficas e web gráficas, principalmente de instituições governamentais e globais, para embasamento e fomentação científica, a fim de abordar a maneira como a pandemia afetou os comerciantes, empresários e feirantes e propor formas de se retomar a economia e o turismo na cidade. Através das pesquisas de campo realizadas nota-se que a economia local foi danificada diretamente pelas restrições adotadas durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2 e suas consequências, impactando também no âmbito social. Ademais, o fluxo de turistas da cidade também foi impactado durante esse período, principalmente no que diz respeito aos turistas internacionais, que reduziram drasticamente. Assim, para que o turismo e a economia sejam retomados ao estado em que se encontravam no período pré-pandemia devem ser tomadas medidas como: o cadastramento dos feirantes e comerciantes como MEIs para que possam ter acesso aos benefícios disponibilizados pelo Governo; a solicitação de uma linha de crédito especial, como a PRONAMPE, para pequenas e médias empresas e; a criação de mídias sociais como canais pelos quais o marketing dos estabelecimentos possa ser feito, atraindo turistas para movimentar a economia. Portanto, pôde-se notar que, apesar dos esforços, a economia local e a cadeia produtiva turística ainda não conseguiram se recuperar completamente. Porém, a retomada está acontecendo de forma lenta e gradual, caminhando para que os indicadores econômicos e sociais na cidade possam se estabelecer aos anteriores a pandemia no próximo ano.
This article aims to identify, analyze and measure the economic and social impacts of the Covid-19 pandemic on the tourist industry in Embu das Artes, São Paulo. Field research was carried out, through exploratory interviews, bibliographic research and web graphics, mainly from governmental and global institutions, for scientific basis and fomentation, in order to address the way in which the pandemic affected traders, entrepreneurs and fairgrounds and propose ways to resume the economy and tourism in the city. Through field research carried out, it is noted that the local economy was directly damaged by the restrictions adopted during the SARS-CoV-2 virus pandemic and its consequences, also impacting the social sphere. In addition, the flow of tourists from the city was also impacted during this period, especially regarding international tourists, which drastically reduced. Thus, in order for tourism and the economy to return to the state they were in in the pre-pandemic period, measures must be taken such as: the registration of fairs and traders as MEIs so that they can have access to the benefits made available by the Government; requesting a special line of credit, such as PRONAMPE, for small and medium-sized companies and; the creation of social media as channels through which the establishments can be marketed, attracting tourists to move the economy. Therefore, it could be noted that, despite efforts, the local economy and the tourist production chain have not yet managed to fully recover. However, the resumption is happening slowly and gradually, moving so that the economic and social indicators in the city can settle down to those prior to the pandemic next year.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11484
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