Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11454
Title: Hortomação: sistema de automação de horta utilizando IoT em parceria com escola estadual
Other Titles: Hortomação: vegetable garden automation system using IoT in partnership with state school
Authors: RIBEIRO, Marcos Maciel de Abreu
VALLE JUNIOR, Osvair
Advisor: MARTINS, Cristiano Pires
type of document: Artigo científico
Keywords: Desenvolvimento de software;Hortas
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: 171
Citation: RIBEIRO, M. M. A.; VALLE JUNIOR, O.; MARTINS, C. P. Hortomação: sistema de automação de horta utilizando IoT em parceria com escola estadual. 2022. Artigo de Graduação (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2022. Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
Abstract: O presente trabalho tem o intuito de orientar os alunos da escola EE Dom Artur Horsthuis a automatizar a horta da instituição, pelo motivo de a escola não ser aberta em finais de semana, impossiblitando assim, o canteiro de ser regado pelos alunos. Pensando nisso, foi firmada uma parceira entre a Fatec Jales e a escola estadual para desenvolver uma solução que proporcionasse aos alunos noções de automação, programação e IoT (Internet of Things). Para a solução foram utilizados o microcontrolador ESP32, sensores e um atuador para que a irrigação funcionasse automaticamente por intermédio de um aplicativo mobile. O usuário pode acompanhar em tempo real a umidade do solo da horta através do acesso a uma listagem sobre o histórico da irrigação e uma tela com as opções de ligar e desligar a irrigação. Os estudantes da Fatec Jales foram instruídos a estudar sobre as tecnologias envolvidas e depois compartilhar com os alunos da escola através de encontros periódicos. O projeto atingiu os objetivos, pois além dos conceitos compartilhados, foi desenvolvido o aplicativo e o sistema de automação com o ESP32. Os professores de ambas instituições acompanharam cada fase do processo e todos compartilharam e receberam novos conceitos, o que aproximou também o ensino superior da comunidade.
The present paper aims to guide the students of EE Dom Artur Horsthuis school to automate the institution's vegetable garden, because the school is not open on weekends, thereby making it impossible for the flowerbed to be watered by the students. Bearing that in mind, a partnership was signed between Fatec Jales and the state school to develop a solution that would provide students with notions of automation, programming and IoT (Internet of Things). As a solution, the ESP32 microcontroller, sensors and an actuator were used for the irrigation to work automatically through a mobile application. The user can monitor the soil moisture in the garden in real time through access to a listing on the irrigation history and a screen with the options to turn irrigation on and off. Fatec Jales students were instructed to study about the involved technologies and then share with the school's students through periodic meetings. The project achieved its objectives, as in addition to the shared concepts, the application and the automation system were developed with ESP32. Professors from both institutions accompanied each phase of the process and all shared and received new concepts, which brings higher education closer to the community.
Description: Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11454
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.