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Title: Análise do marketing de relacionamento no setor supermercadista
Authors: GIMENES, Beatriz Fernanda
NOVO, Larissa Graziele
SILVÉRIO, Annelise
Advisor: ZORZENON, Rafael
type of document: Monografia
Keywords: Administração;Marketing de relacionamento
Issue Date: 2022
Publisher: 091
Citation: GIMENES, Beatriz Fernanda; NOVO, Larissa Graziele; SILVÉRIO, Annelise. Análise do marketing de relacionamento no setor supermercadista, 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) – ETEC Paulino Botelho, São Carlos, 2022.
Abstract: Considerando o aumento da concorrência no varejo de hipermercado, as empresas necessitam satisfazer as exigências do mercado e criar um bom relacionamento com seus clientes. Esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar os elementos do marketing mix (4P’s) adotados por empresas do setor supermercadista. Para isso, foi realizado uma pesquisa em três trabalhos e um estudo de caso para entendimento da temática. Após da análise dos resultados identificamos a importância do marketing de relacionamento dentro das empresas. Através das descobertas deste trabalho foi possível identificar que nem sempre é utilizado os 4P´s em conjunto dentro da empresa, um sempre se destaca aos demais, isso é composto durante a demanda oferecida e seu público-alvo. Este trabalho contribui no entendimento da temática, relatando alguns casos práticos recentes da literatura. Recomenda-se que autores que pretendem analisar a temática, busquem trabalhos que utilizem a mesma escala, ou utilizem uma escala de 5 pontos, facilitando assim na análise dos dados e recomendamos que sejam realizados mais estudos com resultados quantitativos.
Considering the increased competition in hypermarket retail, companies need to satisfy market demands and create a good relationship with their customers. This work aims to identify and analyze the elements of the marketing mix (4P's) adopted by companies in the supermarket sector. For this, research was carried out in three works and a case study to understand the theme. After analyzing the results, we identified the importance of relationship marketing within companies. Through the findings of this work, it was possible to identify that the 4P's are not always used together within the company, one always stands out from the others, this is composed during the offered demand and its target audience. This work contributes to the understanding of the theme, reporting some recent practical cases in the literature. It is recommended that authors who intend to analyze the theme, look for works that use the same scale, or use a 5-point scale, thus facilitating data analysis and we recommend that more studies be carried out with quantitative results.
Description: Evolução do marketing. Comportamento do consumidor. Satisfação do cliente. 4P´s. Marketing de relacionamento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11369
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