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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11369
Title: | Análise do marketing de relacionamento no setor supermercadista |
Authors: | GIMENES, Beatriz Fernanda NOVO, Larissa Graziele SILVÉRIO, Annelise |
Advisor: | ZORZENON, Rafael |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Administração;Marketing de relacionamento |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | 091 |
Citation: | GIMENES, Beatriz Fernanda; NOVO, Larissa Graziele; SILVÉRIO, Annelise. Análise do marketing de relacionamento no setor supermercadista, 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) – ETEC Paulino Botelho, São Carlos, 2022. |
Abstract: | Considerando o aumento da concorrência no varejo de hipermercado, as empresas
necessitam satisfazer as exigências do mercado e criar um bom relacionamento com
seus clientes. Esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar os elementos do
marketing mix (4P’s) adotados por empresas do setor supermercadista. Para isso, foi
realizado uma pesquisa em três trabalhos e um estudo de caso para entendimento
da temática. Após da análise dos resultados identificamos a importância do
marketing de relacionamento dentro das empresas. Através das descobertas deste
trabalho foi possível identificar que nem sempre é utilizado os 4P´s em conjunto
dentro da empresa, um sempre se destaca aos demais, isso é composto durante a
demanda oferecida e seu público-alvo. Este trabalho contribui no entendimento da
temática, relatando alguns casos práticos recentes da literatura. Recomenda-se que
autores que pretendem analisar a temática, busquem trabalhos que utilizem a
mesma escala, ou utilizem uma escala de 5 pontos, facilitando assim na análise dos
dados e recomendamos que sejam realizados mais estudos com resultados
quantitativos. Considering the increased competition in hypermarket retail, companies need to satisfy market demands and create a good relationship with their customers. This work aims to identify and analyze the elements of the marketing mix (4P's) adopted by companies in the supermarket sector. For this, research was carried out in three works and a case study to understand the theme. After analyzing the results, we identified the importance of relationship marketing within companies. Through the findings of this work, it was possible to identify that the 4P's are not always used together within the company, one always stands out from the others, this is composed during the offered demand and its target audience. This work contributes to the understanding of the theme, reporting some recent practical cases in the literature. It is recommended that authors who intend to analyze the theme, look for works that use the same scale, or use a 5-point scale, thus facilitating data analysis and we recommend that more studies be carried out with quantitative results. |
Description: | Evolução do marketing. Comportamento do consumidor. Satisfação do cliente. 4P´s. Marketing de relacionamento. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11369 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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