Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11266
Title: Aprimoramento linguístico da habilidade de leitura e compreensão de textos de inglês de estudantes da Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo – Fatec Jales
Other Titles: Linguistic improvement of reading comprehension of English texts by students of the Faculty of Technology Prof. José Camargo – Fatec Jales
Authors: GEROMEL, Ana Beatriz Alvarenga
Advisor: DIAS, Elen
type of document: Artigo científico
Keywords: Língua inglesa;Linguística
Issue Date: 4-Dec-2021
Publisher: 171
Citation: GEROMEL, A. B. A.; DIAS, E. Aprimoramento linguístico da habilidade de leitura e compreensão de textos de inglês de estudantes da Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo – Fatec Jales. 2021. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2021. Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.
Abstract: Este projeto consiste no aprimoramento do inglês como língua estrangeira com foco na habilidade de leitura e compreensão de textos (reading) das turmas dos V semestres dos cursos de Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Agronegócio e do IV semestre de Gestão Empresarial da FATEC Jales. Foram aplicadas dez atividades adaptadas e retiradas de Lanzoni (2017), livro preparatório para o TEAP (Test of English for Academic Purposes), no intervalo de oito semanas durante o primeiro semestre de 2021, com gradativo aumento de complexidade, ensinando as técnicas de leitura como scanning e skimming aos alunos. Com os objetivos de melhorar o nível de competência linguística na habilidade de reading das classes selecionadas para aplicação do projeto e de conscientizar os alunos do uso de técnicas de leitura em língua estrangeira, este trabalho justifica-se pela necessidade de maior proficiência na língua citada para o aperfeiçoamento da comunicação dos profissionais que compõem o mercado de trabalho brasileiro, visando melhorar o desenvolvimento econômico do país. A habilidade foco da pesquisa foi escolhida por ser a habilidade mais utilizada no contexto acadêmico e por possuir grande aplicação prática no contexto profissional. A pesquisa permitiu um estudo mais aprofundado na habilidade de leitura e compreensão de texto em língua estrangeira e no processo de aprendizagem da mesma, possibilitando, assim, uma evolução linguística entre os estudantes universitários que serviram para o respectivo trabalho como grupo amostral e um melhor entendimento dos efeitos do ensino híbrido em sala de aula.
This project consists of improving English as Second Language (ESL) with a focus on reading comprehension of undergraduate students in V semester of the Internet Systems, Systems Analysis and Development and Agribusiness courses and in IV semester of Business Management at FATEC Jales. Ten adapted activities taken from Lanzoni (2017), a preparatory book for the TEAP (Test of English for Academic Purposes) were applied in an interval of eight weeks during the first semester of 2021, with a gradual increase in complexity, teaching reading techniques such as scanning and skimming to the students. In order to improve the level of linguistic competence in the reading of the classes selected for the project application and to make students aware of the use of reading techniques in a foreign language, this project is justified by the need for achiving better proficiency in language cited for improving communication among professionals who make up the Brazilian labor market, aiming to improve the country's economic development. The research focus skill was chosen because it is the most used skill in academic contexts and because it has great practical application in professional contexts. The research allowed a more in-depth study of reading and understand text in a foreign language and its learning process, thus enabling a linguistic evolution among the university students who served here as a sample group and a better understanding of the effects of hybrid teaching in classroom.
Description: Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11266
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2021_2_ana_beatriz_geromel_aprimoramento_linguistico_da_habilidade_de_leitura_e_compreensão.pdf
  Restricted Access
709.49 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.